Projetos que tratam do trabalho doméstico serão votados na próxima semana



Os oito projetos de lei que tratam do trabalho doméstico, previstos para votação nesta quarta-feira (23) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), foram retirados de pauta a pedido do relator, senador Paulo Paim (PT-RS). As matérias serão examinadas na próxima reunião da comissão.

As propostas tramitam em conjunto e tratam de aspectos do contrato de trabalho doméstico e da concessão de benefícios fiscais referentes à contratação desses empregados.

Em seu relatório, Paim decidiu pela aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 270/2011, de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), por considerá-lo mais completo. A proposta permite a dedução, no Imposto de Renda, do valor do salário pago ao empregado doméstico. A medida, explicou o relator, tem o objetivo de incentivar a formalização dos empregos domésticos.

Os demais projetos que tramitam em conjunto (PLC 57/2011 e os PLS 42/2006, 70/2011, 71/2011, 381/2011, 516/2011 e 565/2011) serão considerados prejudicados, uma vez que proposta aprovada pelo Senado, em julho, já contempla as medidas propostas, ao regulamentar os direitos dos trabalhadores domésticos (PLS 224/2013 – Complementar).

Rejeição

Na reunião desta quarta-feira, a CAS aprovou parecer do senador José Pimentel (PT-CE) pela rejeição do PLS 307/2013 – complementar, de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS). O texto tinha por objetivo alterar a lei que trata do Regime de Previdência Complementar (Lei complementar 109/2001) para aprimorar as atividades de supervisão, fiscalização e governança das entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs) – os chamados fundos de pensão. O projeto segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).



23/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projetos que tratam do financiamento da saúde serão votados na CAS na próxima semana

CAS analisa oito projetos que tratam do trabalho doméstico

Convites a Dilma e Erenice Guerra serão votados na próxima semana, prevê Demóstenes

Projetos que alteram distribuição do FPM devem ser votados na próxima semana

Projetos que beneficiam aposentados devem ser votados na próxima semana, diz Paim

Projetos em favor da mulher serão votados depois da Semana Santa