Convites a Dilma e Erenice Guerra serão votados na próxima semana, prevê Demóstenes



O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), anunciou que pretende marcar para a próxima semana a votação dos requerimentos em que as ex-ministras Dilma Rousseff e Erenice Guerra são convidadas a prestar esclarecimentos sobre denúncias de tráfico de influência na Casa Civil. Ele confirmou a intenção de votar os pedidos na próxima semana quando o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), autor de ambos, pressionou para que a análise dos requerimentos ocorresse nesta manhã (10).

Logo na abertura da reunião da CCJ, Álvaro Dias fez o primeiro apelo para que o exame fosse feito nessa quarta. Demóstenes Torres pediu a compreensão do colega até a chegada do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). O presidente da CCJ alegou que era uma "questão de lealdade", já que estava de pé o acordo feito com Jucá para que os requerimentos não fossem apreciados. Pelo acordo, os requerimentos não seriam votados e, por outro lado, estaria garantido o quorum necessário (presença mínima) para que a reunião fosse realizada e outras matérias fossem votadas.

Álvaro Dias chegou a propor que o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), vice-líder do governo, decidisse sobre a votação. No entanto, ele também considerou indispensável ouvir Jucá. Mais tarde, o líder do governo propôs que o acordo fosse mantido, mas sinalizou boa vontade em combinar uma data próxima, quando a base governista estaria preparada para votar.

Proveito eleitoral

A oposição vem tentando há quase dois meses aprovar os convites, mas os governistas impedem que as reuniões tenham quorum sob o argumento de que a oposição estaria tentando tirar proveito eleitoral dos fatos que envolveram a saída de Erenice Guerra da Casa Civil. Erenice foi principal auxiliar de Dilma na pasta e assumiu o posto maior quando Dilma se afastou para se dedicar à campanha presidencial.

Erenice foi afastada do cargo depois das notícias que associavam seus filhos com o recebimento de vantagens pela intermediação de negócios entre empresários e o governo. Há também noticias de práticas de nepotismo (emprego de parentes no serviço público).

10/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projetos que tratam do trabalho doméstico serão votados na próxima semana

Projetos que tratam do financiamento da saúde serão votados na CAS na próxima semana

EMENDAS SOBRE "GUERRA FISCAL", RECESSO E MORADIA SERÃO VOTADAS NA PRÓXIMA SEMANA

Indicação de novo ministro do Supremo pode chegar à CCJ na próxima semana, prevê Demóstenes

Convite a Dilma e Erenice será votado na próxima quarta-feira

Empréstimos de US$ 260 milhões para estados serão votados na próxima reunião da CAE