Promotor apresenta justificativa para ausência em reunião que tratou do caso Bancoop



Dos quatro depoentes convidados a esclarecer denúncias de irregularidades na aplicação de recursos de fundos de pensão públicos na Cooperativa Habitacional dos Bancários ( Bancoop ), dois não compareceram à audiência pública conjunta realizada, nesta terça-feira (30), pelas Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). De acordo com o presidente da CMA, senador Renato Casagrande (PSB-ES), um deles justificou a ausência, enquanto o outro simplesmente não apareceu para depor.

Quem enviou ofício à comissão expondo os motivos pelo não-comparecimento foi o promotor de Justiça José Carlos Blat, responsável pela investigação do caso pelo Ministério Público de São Paulo. Além de estar envolvido com diligências relativas à apuração de eventuais crimes praticados por dirigentes da cooperativa, o promotor tinha uma tomografia agendada no Hospital Sírio-Libanês.

Quanto ao corretor de câmbio Lúcio Bolonha Funaro, que teria detalhado ao MP o esquema de desvio de dinheiro de fundos de pensão públicos para o "caixa dois" de campanhas eleitorais, não encaminhou qualquer justificativa para faltar ao depoimento. As comissões só conseguiram ouvir os esclarecimentos do ex-presidente da Bancoop e atual tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e do advogado da cooperativa, Pedro Dallari.

Todos os depoentes foram convidados a vir ao Senado após a aprovação de requerimento do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) na CMA. Como requerimento similar, de autoria do senador Papaléo Paes (PSDB-AP), já havia sido aprovado pela CDH, as comissões decidiram fazer uma audiência pública conjunta. Com exceção do advogado da Bancoop, os demais convidados também já haviam sido chamados a falar perante a CPI das ONGs.



30/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias defende a vinda do promotor do caso Bancoop ao Senado

Rosalba lê justificativa do Idec para ausência no debate sobre farmácias

Marina Silva cobra justificativa para ausência de Unger em audiência pública

Convocação de promotor para explicar investigação sobre desvio na Bancoop é rejeitada pela CCJ

CPI do Futebol vai pedir quebra de sigilo bancário e fiscal caso a caso e com justificativa

Depoentes do caso Bancoop não comparecem à CPI das ONGs