Promulgada PEC que regulariza criação de 57 municípios
A proposta de emenda à Constituição (PEC 57/08) que regulariza a criação de 57 municípios foi promulgada pelo Congresso Nacional na tarde desta quinta-feira (18), após ser aprovada pelo Senado durante a madrugada. Esses municípios corriam o risco de "desaparecer" devido a problemas legais.
O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que foi um dos relatores da matéria, explicou no início do mês que o risco de extinção remete à Emenda Constitucional nº 15, de 1996, que estabeleceu restrições à criação de novos municípios. Esse dispositivo prevê que a criação - além da fusão e do desmembramento - de municípios tem de ser realizada a partir de regras ditadas por lei complementar federal. Mas, como não houve, desde então, a aprovação de uma lei complementar com essas regras, municípios foram criados sem o devido amparo legal, inclusive elegendo prefeitos e vereadores.
A existência da maioria desses municípios vem sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) - vários só continuaram a existir devido a liminares judiciais. Em maio do ano passado, o STF apontou a demora do Congresso para votar a respectiva lei complementar e fixou um prazo de 18 meses para que isso ocorresse.
A proposta aprovada nesta quinta-feira (PEC 57/08) confirma a criação dos novos municípios ao acrescentar um artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Essa matéria tramitou na Câmara dos Deputados como PEC 495/06 e no Senado como PEC 12A/04.
Da Redação / Agência Senado
18/12/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vai a promulgação PEC que regulariza a criação de 57 municípios
CCJ aprova projeto que regulariza criação de 57 municípios
Aprovada PEC que regulariza municípios
Jayme Campos comemora aprovação da PEC que regulariza municípios
Garibaldi comemora aprovação de projeto que regulariza situação de municípios
Aprovadas normas para criação de municípios