Proposta de Collor segue modelo próximo ao adotado na Alemanha



A proposta de parlamentarismo apresentada pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) por meio da proposta de emenda à Constituição (PEC 31/07) segue um modelo mais próximo ao adotado na Alemanha, que confere mais estabilidade ao gabinete parlamentar. Entre outras atribuições, de acordo com o projeto, ao presidente da República cabe nomear o presidente do Conselho de Ministros (primeiro-ministro), vetar projetos de lei aprovados pelo Congresso, manter relações com países estrangeiros, exercer o comando das Forças Armadas e decretar a dissolução da Câmara dos Deputados.

A PEC atribui ao Conselho de Ministros a responsabilidade de responder pela política do governo e pela administração federal. O nome escolhido pelo presidente da República para ocupar o cargo de primeiro-ministro tem que ser aprovado, por maioria absoluta, pela Câmara dos Deputados. Não obtendo essa maioria, é aberto prazo para o presidente fazer uma segunda, e, se for o caso, uma terceira indicação. Caso esse último nome não seja aprovado, o presidente dissolverá a Câmara e convocará novas eleições.

Também está previsto na proposição que os deputados poderão apresentar uma moção de desconfiança ante o Conselho de Ministros, junto com uma proposta da composição de um novo conselho. São necessários 30% dos deputados pra apresentar a moção e maioria absoluta da Casa para ela ser aprovada. A rejeição de medida provisória pela maioria absoluta da Câmara implicará na exoneração dos membros do Conselho de Ministros.

A PEC prevê ainda a extinção do cargo de vice-presidente da República e faculta aos estados decidir sobre a adoção do sistema parlamentarista em seus territórios.

Roberto Homem / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


18/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Modelo brasileiro de compra de alimentos é adotado na África

Jefferson Praia enaltece modelo educacional adotado no Amazonas

Moreira Mendes elogia modelo adotado para uso da água no país

Jayme Campos critica modelo de leilão de biodiesel adotado pela ANP

Heráclito diz que modelo orçamentário adotado pelo Brasil está desgastado

Collor pede maior cooperação ambiental com a Alemanha