Proposta de Cristovam prevê recursos oficiais para as "peladas" de futebol



Já está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) o parecer do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) favorável ao projeto de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que destina recursos oficiais para o futebol não-profissional.

De acordo com o projeto (PLS 2/08), será criado o Fundo Copa Amador (FCA) com a finalidade de promover e democratizar o esporte. Caberá também ao Fundo - a ser gerido pelas secretarias estaduais e municipais de esporte ou lazer, bem como por entidades não-governamentais - realizar obras de infra-estrutura esportiva, incluindo construção de quadras, instalação de iluminação, gramados e outras melhorias.

O projeto, que estimula o desenvolvimento do futebol de base, prevê que o Fundo Copa Amador será alimentado com 20% dos recursos a serem aplicados, pelo governo federal, na realização da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil, e com rendimentos de aplicações financeiras de suas disponibilidades.

Na justificativa da matéria, Cristovam Buarque observa que foi nos campos das "peladas" que se formaram os grandes jogadores. Para o senador, é nas "peladas" que se pratica o chamado "futebol cidadão", que tira as crianças das ruas, desenvolve o espírito de equipe, permite a prática de atividades físicas e cria um espaço de convivência.

Se aprovado pela CE, o projeto vai para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votado em decisão terminativa.

28/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta de Cristovam prevê atendimento médico e odontológico a estudantes

CAE aprova proposta que prevê financiamento de estágios com recursos do FAT

Proposta prevê financiamento de estágios em empresas e universidades com recursos do FAT

PROPOSTA DE SERRA PREVÊ USO DE RECURSOS DO FGTS EM FUNDOS DE APOSENTADORIA

SESSÃO PLENÁRIA/Francisco Appio questiona recursos para hóspedes oficiais

Antonio Carlos revela artifício adotado por Lula para fazer campanha com recursos oficiais