Proposta prevê financiamento de estágios em empresas e universidades com recursos do FAT



Um dos itens da pauta de votações da reunião desta terça-feira (30) da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), marcada para as 10h,é o projeto de lei que prevê o financiamento de estágios com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). De acordo com a proposta, seria criada uma bolsa de aperfeiçoamento profissional de R$ 200 - com reajustes anuais - para os estágios em empresas e universidades. A proposta (PLS 177/02), de autoria do senador José Agripino (DEM-RN), tem como relatora da senadoraRoseana Sarney (PMDB-MA), que apresentou voto favorável ao projeto.

O projeto estabelece que os estágios seriam bancados pelo FAT da seguinte forma: 100%, quando realizados em universidades públicas; 75%, quando em universidades privadas ou micro e pequenas empresas; 50%, quando em outros tipos de empresas. Uma limitação importante: os estágios em universidades não poderão ocorrer em grandes centros urbanos.

A duração dos estágios, nesses casos, é de seis meses, e poderá ser renovado uma vez. Não poderá haver vínculo empregatício e o estudante não terá direitos previdenciários. Além disso, só poderá receber a bolsa o estudante ou o trabalhador que não tiver outro meio de subsistência. Caberá ao Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) determinar as condições indispensáveis para o recebimento das bolsas.

Para implementar essas medidas, a proposição, que tramita em caráter não-terminativo, promove alterações na Lei 7.998 de 1990. O projeto tramita em conjunto com o PLS 52/03, de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que prevê a utilização do FAT para o financiamento de cursos de graduação por intermédio de sindicatos de trabalhadores. Essa matéria, no entanto, recebeu voto pela rejeição da senadora Roseana Sarney.

Visita

Também está prevista, durante essa reunião, a visita de senadores espanhóis que integram a comissão de Indústria, Comércio e Turismo do Senado daquele país. Eles vieram ao Brasil para acompanhar Joan Clos i Matheu, ministro da Indústria, Comércio e Turismo da Espanha.

O grupo que comparecerá à reunião deverá ser formado pelos seguintes senadores: Francisco Xabier Albistur Marin (presidente da comissão), Carlos Chivite Cornafo, José Maria Mur Bernad, José Seguí Diaz, Maria José Elices Marcos, Pere Macias i Arau e Ricardo Melchior Navarro.



29/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE aprova proposta que prevê financiamento de estágios com recursos do FAT

Projeto na pauta da CE prevê uso de recursos do FAT para remunerar estágios

Programa de bioenergia da Fapesp prevê acordos entre universidades e empresas

Senado aprova projeto que prevê financiamento a taxistas com recursos do FAT

Mozarildo pede apoio para proposta que garante recursos às universidades da Amazônia

PROPOSTA DE SERRA PREVÊ USO DE RECURSOS DO FGTS EM FUNDOS DE APOSENTADORIA