Proposta desburocratiza adoções



Os senadores integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) podem analisar ordinária nesta quarta-feira (16) o PLS 160/08, que tem por objetivo desburocratizar, baratear e acelerar processos de adoção de órfãos abandonados ou desabrigados.

VEJA MAIS

Entre as principais mudanças propostas, está a dispensa da intervenção do advogado, a permissão para o uso do formulário para a apresentação do pedido de guarda e ainda a priorização na tramitação do processo. Segundo o autor da proposta, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), essa medidas são essenciais para aproximar o cidadão comum do exercício da guarda.

Pelo projeto, o pedido de guarda de criança ou adolescente órfão abandonado ou abrigado poderá ser apresentado diretamente por qualquer pessoa, estabelecida pelo casamento civil, dispensando a intervenção do advogado, exigência estabelecida atualmente pela Lei 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Outra novidade proposta pelo autor do projeto é dar prioridade à tramitação dos processos de adoção de órfãos abandonados ou desabrigados. Mesmo aprovada na CCJ, a matéria ainda terá ser apreciado em Decisão Terminativa pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). 

A reunião da CCJ está marcada para começar às 10h.



11/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada proposta que desburocratiza registro de nascimento

CI desburocratiza construção de pequenas hidrelétricas

Projeto que desburocratiza a Previdência é aprovado na CAS

Intermediária de adoções não comparece à CPI do tráfico de pessoas

Governo publica decreto que desburocratiza contratos com prefeituras

Senado desburocratiza exigências para concessão de empréstimos