Proposta para facilitar abertura de empresas é aprovada em Plenário



Segue para exame da Câmara dos Deputados projeto que facilita a vida do brasileiro que desejar abrir uma empresa. Foi aprovado pelo Plenário do Senado nesta quarta-feira (4) projeto (PLS 431/09) do senador Adelmir Santana (DEM-DF) que uniformiza a legislação federal para a inscrição e extinção do registro de empresários e sociedades empresárias no Brasil.

O objetivo do projeto, conforme o senador, é facilitar a consulta das regras atualmente em vigor que disciplinam a abertura e o fechamento de empresas num único diploma legal. Adelmir disse que pretende dar maior amplitude aos dados e informações globalizadas da vida e da existência empresarial.

Relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde a matéria foi aprovada com quatro emendas, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) argumentou que a medida servirá para desburocratizar a abertura e o fechamento de empresas no Brasil.

Em seu relatório, Dornelles explica que, "embora o projeto não inove nem corrija os problemas decorrentes do excesso de exigências, nem tampouco crie regras que permitam unificar os procedimentos das diversas esferas administrativas envolvidas, a reunião das normas pertinentes ao assunto torna mais clara a matéria". A aprovação do projeto, defende ele, estimulará o empreendedorismo no país.



04/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim anuncia vigília em Plenário se proposta que recupera aposentadorias não for aprovada

Inácio Arruda apresenta proposta para facilitar prevenção do câncer de mama

Aprovada abertura de crédito para construção de submarinos

Acordo de cooperação vai facilitar acesso de empresas a sistema de Justiça

Governo vai reduzir prazo para abertura de empresas, diz ministro

Secretário da Justiça e Defesa da Cidadania inaugura sistema para agilizar abertura de empresas