Prorrogado prazo para seleção de diretor do Museu Goeldi



O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) prorrogou para o dia 22 de novembro o prazo de inscrição para o cargo de diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg). A seleção será realizada por um comitê de especialistas nomeado pelo ministro Marco Antonio Raupp.

Podem se inscrever candidatos que tenham formação acadêmica de alto nível, com titulação de doutor, experiência técnico-científica e competência profissional na área de atuação do Mpeg, demonstradas no curriculum vitae; experiência gerencial e administrativa envolvendo atividades de relacionamento com organizações de fomento, do governo e entidades da sociedade em geral; notoriedade junto à comunidade científica ou tecnológica; produtividade científica quantitativa e qualitativa expressiva.

Também é esperado do candidato o entendimento e comprometimento com a execução do Plano Diretor do Museu 2011-2015 e com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti 2012 – 2015) do MCTI; visão de futuro voltada para o crescimento científico e tecnológico do Mpeg; capacidade de liderança para motivar o corpo técnico e científico e os demais colaboradores do Museu; competência para propor soluções, capacidade para enfrentar desafios e superar obstáculos com o objetivo de fortalecer a atuação do Museu e experiência em cooperação nacional e internacional.

Os interessados devem enviar, também, o curriculum vitae e um texto de até cinco páginas, descrevendo seu projeto de gestão e sua visão de futuro para o Museu Goeldi. Além da análise curricular, o processo seletivo incluirá uma apresentação pública do plano de gestão do candidato e visão de futuro para a instituição, além de uma entrevista, em local, data e hora a serem previamente anunciados pelo comitê.

A documentação deve ser entregue por meio eletrônico e em papel. Os interessados devem encaminhá-los para a presidenta do Comitê de Busca, Mercedes Maria da Cunha Bustamante, no e-mail () e no seguinte endereço:

Mercedes Maria da Cunha Bustamante

Universidade de Brasília

Instituto de Ciências Biológicas

Departamento de Ecologia

Asa Norte

Brasília – DF

CEP 70910-900

 

Sobre o Comitê

O sistema de escolha de dirigentes vem sendo praticado pelo MCTI para os cargos de direção de todas as suas unidades de pesquisa. A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao ministro, é sempre realizada por comitês de especialistas, que buscam identificar, nas comunidades científica, tecnológica, empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.

Para a seleção do diretor do  Museu Paraense Emílio Goeldi, o comitê é presidido pela professora Mercedes Maria da Cunha Bustamante, da Universidade de Brasília (UnB), tendo ainda como membros os professores: Maria Beatriz Borba Florenzano,  da Universidade de São Paulo (USP); Maria Paula Cruz Schneider, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Sérgio Alex Kugland de Azevedo, do  Museu Nacional, e  Hilton Túlio Costi, do MPEG.
 

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



04/11/2013 12:26


Artigos Relacionados


Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi é reconduzido ao cargo

Prorrogado prazo para seleção de boas práticas em educação ambiental

Prorrogado prazo de seleção de consultoria para ampliação de serviços do Ligue 180

Obra rara é restituída ao Museu Goeldi no Pará

Museu Emílio Goeldi desenvolve turismo no Pará

CAS DISCUTE SOLUÇÕES PARA O MUSEU EMÍLIO GOELDI