Prossegue discussão da PEC do Voto Aberto



VEJA MAIS

A Proposta de Emenda à Constituição que determina voto aberto em todas as deliberações do Poder Legislativo (PEC 43/2013) teve a terceira sessão de discussão nesta quinta-feira (26). Serão necessárias mais duas sessões para que a  matéria possa ser votada em primeiro turno no Plenário do Senado.

Como a pauta está trancada por três medidas provisórias, a ordem do dia foi dedicada à discussão da PEC que acaba com o voto secreto no Senado, na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas, nas Câmaras Municipais e na Câmara Legislativa do DF. Os senadores Walter Pinheiro (PT-BA) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) ocuparam a tribuna para debater a matéria. Os dois parlamentares não concordam sobre a abrangência do voto aberto prevista na PEC 43/2013: enquanto Pinheiro quer dar fim ao voto secreto, Aloysio Nunes prefere manter o instrumento para os casos de análises de vetos presidenciais e escolha de integrantes de tribunais superiores.

A proposta tramita em conjunto com as PECs 2028, ambas de 2013, de autoria dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e que tratam do mesmo tema.

As sessões de discussão serão retomadas na próxima terça-feira.



26/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prossegue votação da PEC do Voto Aberto

PEC do voto aberto tem segundo dia de discussão no Senado

Vídeo | Discussão da PEC do voto aberto é destaque da agenda do Senado

Demanda por 'discussão mais séria' adia votação de PEC do voto aberto

PEC de Tião Viana foi ponto de partida da discussão sobre voto aberto

Exame de vetos marca primeira discussão sobre as PECs do voto aberto