Protecionismo da Argentina causa prejuízo a calçadistas gaúchos, afirma Ana Amélia



VEJA MAIS

A senadora Ana Amélia (PP-RS) apresentou nesta terça-feira (26), em Plenário, um "pedido de socorro" aos produtores de calçados do Rio Grande do Sul, que vêm sofrendo grandes prejuízos pelo bloqueio ao ingresso na Argentina de 750 mil pares de calçados fabricados em seu estado. Ela pediu o apoio do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, aos industriais gaúchos.

- Há 750 mil pares de calçados que não conseguem vencer a barreira da fronteira para entrar na Argentina. São sapatos que foram comprados pelos lojistas da Argentina, mas não conseguem atravessar a fronteira pela política de restrição que o governo argentino, da presidente Cristina Kirchner, está impondo nessa relação. Só uma atitude do governo federal pode romper essa barreira - alertou Ana Amélia.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a retenção dos calçados na fronteira já causou prejuízos de US$ 13 milhões aos produtores brasileiros. Alguns calçados estão parados na fronteira desde julho, quando o prazo máximo para a liberação de mercadorias, estipulado pela Organização Mundial de Comércio (OMC), é de 60 dias.

A retenção dos calçados na fronteira é causada por uma atitude protecionista do governo da Argentina, que exige Declarações Juramentadas Antecipadas de Importação (DJAIs) para a liberação dos produtos, segundo a Abicalçados. O presidente executivo da associação, Heitor Klein, alerta na página mantida na internet pela associação que o setor calçadista está perdendo empregos. "A Argentina ainda é o nosso segundo principal mercado e não podemos assistir à deterioração deste importante mercado", afirma Klein em entrevista ao site da Abicalçados.



26/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia critica protecionismo da Argentina no comércio com o Brasil

Ana Amélia cobra empenho do governo para liberar produtos gaúchos barrados pela Argentina

Prefeitos vão à Justiça por causa de cortes no Orçamento, afirma Ana Amélia

Foscarini discute a crise argentina com empresários calçadistas na Couromoda

DNER causa prejuízo milionário e é extinto

Defesa Civil de MS calcula prejuízo de mais de R$ 1 bi na lavoura de soja por causa das chuvas