Protetores solares podem passar a ser oferecidos em farmácias populares



Protetores solares poderão passar a ser oferecidos à população pelo Programa Farmácia Popular do Brasil, criado para fornecer medicamentos essenciais a baixo custo. Projeto de lei com essa finalidade foi aprovado nesta quarta-feira (15) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em caráter terminativo.

PLS 409/2012, do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), inclui os protetores solares na lei que autoriza a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a disponibilizar medicamentos, mediante ressarcimento (Lei 10.858/2004).

Ao justificar o projeto, o autor ressaltou que os protetores solares são importantes para evitar câncer de pele e envelhecimento precoce, bem como diminuir a absorção de radiação ultravioleta pelo organismo humano e prevenir queimaduras solares. Apesar disso, observou Rollemberg, os brasileiros não possuem o hábito de utilizar o protetor em razão do preço elevado.

Em seu parecer pela aprovação da matéria, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) ressaltou que a proposta vai ampliar o acesso ao produto a mais pessoas do que os alcançados pela assistência farmacêutica prestada pelo sistema único de Saúde (SUS). Para Casildo, a medida de profilaxia é importante porque cada vez mais está aumentando a incidência do câncer de pele entre os brasileiros.



15/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alerta de Recall: Protetores solares Australian Gold

Aprovado projeto que concede isenção tributária a protetores solares

CCJ aprova criação de farmácias populares

Sacolas ecológicas já são realidade nas farmácias populares

Aprovado crédito para abastecimento de farmácias populares

População receberá via celular lista de Farmácias Populares próximas