PSDB fará tudo para impedir ingresso da Venezuela no Mercosul, anuncia líder



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), divulgou nota nesta sexta-feira (21) em que afirma que o PSDB fará "o possível e o impossível" para impedir a aprovação do ingresso da Venezuela no Mercosul. Na nota, a liderança repele novas declarações do presidente daquele país, Hugo Chávez, contra o fato de o Congresso Nacional ainda não ter aprovado o ingresso da Venezuela no bloco. "Não adianta ele pressionar com esse discurso atrasado e com esse cacoete de insultar parlamentares para forçar a aprovação do ingresso do seu país no Mercosul", diz a nota assinada por Arthur Virgílio.

O texto prossegue com a afirmação de que este não é o Parlamento da Venezuela, "que ele conseguiu subjugar, eliminando toda e qualquer oposição". O líder do PSDB diz ainda que o Parlamento brasileiro é livre e soberano para votar quando e como entender melhor.

Na nota, o PSDB garante que, a depender do partido, a "Venezuela de Chávez" não terá o ingresso no Mercosul aprovado. O líder explica que já há razões legais, políticas, econômicas e éticas que justificam tal decisão: "Em marcha batida rumo a um regime ditatorial, o governo de Chávez não preenche o requisito da cláusula democrática do Tratado do Mercosul".

Também argumenta o PSDB que o Mercosul não pode servir de palco para o que chamou de "diatribes de Chávez contra os Estados Unidos da América", país que deve ser visto, na opinião do partido, como importante parceiro econômico do bloco.



21/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rejeição de paraguaios pode impedir ingresso da Venezuela no Mercosul

Dornelles anuncia voto favorável ao ingresso da Venezuela no Mercosul

Arthur Virgílio anuncia que PSDB obstruirá entrada da Venezuela no Mercosul

Arthur Virgílio diz que PSDB "fará o impossível" para impedir criação da TV do Executivo

Solicitadas mais informações para ingresso da Venezuela no Mercosul

Venezuela: prefeito de Caracas defende democracia como condição para ingresso no Mercosul