PSOL poderá acionar Conselho de Ética se não forem tomadas medidas moralizadoras no Senado, diz José Nery



O senador José Nery (PSOL-PA) voltou a defender, nesta quinta-feira (18), uma ampla investigação das denúncias de irregularidades no Senado, publicadas pela imprensa, entre elas a edição de atos secretos e superfaturamento em licitações na contratação de terceirizados.

José Nery disse que seu partido poderá recorrer ao Conselho de Ética do Senado e representar contra todos os responsáveis pelas irregularidades, caso não sejam tomadas as providências necessárias nos próximos dias.

- Se as medidas anunciadas pela Mesa não caminharem no sentido de uma profunda investigação, identificação dos responsáveis e punição, o PSOL pretende apresentar ao Conselho de Ética uma representação para que sejam apuradas as responsabilidades de senadores com os fatos denunciados - disse ele.

O senador informou ainda que a denúncia ao Conselho de Ética poderá ser dirigida mesmo contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), caso o PSOL assim entenda necessário.

Na avaliação de José Nery, não seria possível que "tais falcatruas" tivessem ocorrido no Senado durante tanto tempo sem a conivência ou participação dos membros da Mesa. Ele também considera "imprescindível" que uma comissão de sindicância composta por senadores quebre o sigilo bancário de servidores envolvidos com irregularidades, para que a Casa possa voltar a funcionar normalmente.

José Nery cobrou também a divulgação de todos os atos supostamente secretos editados na Casa, pela internet, de modo a tornar público o seu acesso, para que qualquer cidadão possa deles tomar conhecimento.

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) parabenizou José Nery pelo pronunciamento.



18/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery volta a defender CPI e prevê acionamento do Conselho de Ética

Com José Nery, suplente de Ana Júlia, PSOL mantém representante no Senado

PSOL representa contra Demóstenes ao Conselho de Ética do Senado

Jefferson Péres propõe esperar fim do inquérito dos "grampos" para acionar Conselho de Ética

José Nery propõe medidas para debelar a crise no Senado

José Nery lê nota do PSOL e divulga Dia Nacional de Lutas