Com José Nery, suplente de Ana Júlia, PSOL mantém representante no Senado
Com a eleição da senadora Ana Júlia Carepa (PT) como governadora do Pará, seu primeiro suplente, José Nery Azevedo, deve assumir o mandato de senador. Nascido em Abaetetuba (PA), o professor José Nery foi eleito pelo PT na chapa da senadora Ana Júlia em 2002, mas mudou para o PSOL em setembro do ano passado, juntamente com outros petistas. Nery deve ser o único representante do PSOL na Casa, que perde a senadora Heloísa Helena (AL), em fim de mandato.
Nery atuou junto a movimentos populares da região de Abaetetuba, especialmente na defesa dos direitos de trabalhadores rurais, pescadores e populações ribeirinhas. Atualmente, exerce o segundo mandato como vereador na Câmara Municipal de Abaetetuba, onde trabalha pela redução das desigualdades na sua região, diante da instalação de um novo projeto da Companhia Vale do Rio Doce, a Alunorte.
Como senador, Nery anuncia que, a exemplo de Heloísa Helena, fará uma oposição de esquerda ao governo do presidente Lula. Ele anuncia que vai ocupar a tribuna do Senado para defender os movimentos sociais e denunciar a corrupção.
Michel Tachy
O segundo suplente de Ana Júlia é o engenheiro Michel Dib Tachy (PT), atualmente superintendente da Administração das Hidrovias da Amazônia Oriental, vinculada à Companhia Docas do Pará, do governo federal. Em julho passado, o presidente da República encaminhou ao Senado mensagem indicando Tachy para ocupar o cargo de diretor do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). O relator da matéria na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) é o senador Sibá Machado (PT-AC).
29/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
PSOL poderá acionar Conselho de Ética se não forem tomadas medidas moralizadoras no Senado, diz José Nery
José Nery lê nota do PSOL e divulga Dia Nacional de Lutas
José Nery protesta contra tratamento da imprensa à candidatura do PSOL
José Nery denuncia violência contra integrantes do PSOL no Pará
PSOL quer volta do monopólio estatal do petróleo, diz José Nery
José Nery acredita que PSOL ficará neutro no segundo turno