PSOL recorre contra arquivamento de representação contra Gim



O senador José Nery (PSOL-PA), em discurso no Plenário nesta terça-feira (28), anunciou que seu partido apresentou requerimento à Mesa do Senado contra o arquivamento da representação que solicitava ao Conselho de Ética a abertura de processo para averiguar se houve quebra de decoro parlamentar por parte do senador Gim Argello (PTB-DF). O presidente do Senado, Renan Calheiros, ainda na mesma sessão, encaminhou a matéria à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), como determina o Regimento Interno.

Caso o recurso seja aceito pela CCJ, será depois examinado pelo Plenário do Senado.

Gim Argello é citado em escutas telefônicas realizadas no início do ano e que deram origem à Operação Aquarela, por meio da qual a Polícia Civil do Distrito Federal, a Receita Federal e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios apuram o desvio de recursos do Banco de Brasília (BRB).

Ele assumiu o mandato no dia 17 de julho em substituição a Joaquim Roriz (PMDB-DF), que renunciou ao cargo após ter sido acusado de envolvimento com o mesmo esquema de corrupção. Na representação, o PSOL solicita que seja investigada a suposta participação de Gim Argello no esquema.

Para arquivar a representação, a Mesa justificou que não cabe investigar um senador por quebra de decoro parlamentar com base em fatos ocorridos antes de sua posse no Senado, fato não aceito pelo PSOL. O partido também protocolou ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o arquivamento.

A assessoria do senador Gim Argello foi procurada para comentar a notícia, mas ninguém se pronunciou.



28/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líder do PSOL protesta contra decisão de arquivamento do processo contra juíza que manteve adolescente presa com homens

DEM e PSDB entram com recurso contra arquivamento de representação contra Renan

DEM e PSDB entram com recurso contra arquivamento de representação contra Renan

STF nega liminar contra arquivamento de representação contra Gim Argello

PSOL recorre ao STF para abrir investigação contra Gim Argello

PSOL entra com recurso contra arquivamento de processos no Conselho de Ética