PT pede ao presidente do Senado adiamento de votação da Reforma do Judiciário
O presidente do Senado, Ramez Tebet, recebeu na noite desta terça-feira (5) visita do líder do PT, senador Tião Viana (AC), para tratar do adiamento da votação da reforma do Judiciário para a próxima legislatura. Viana explicou que Tebet foi muito sensível ao pedido, feito em nome da liderança do partido, para que a votação da matéria fique para janeiro do próximo ano. Tebet disse, segundo Viana, que tratará do adiamento da votação com os demais líderes.
Tião Viana explicou que o pedido para adiar a votação da matéria deveu-se a fase de transição entre governos e de grandes divergências existentes em relação à matéria nos vários setores do Judiciário. O senador acreano destacou o mérito do senador Bernardo Cabral (PFL-AM), relator da reforma do Judiciário, pela responsabilidade com que sempre tratou o assunto.
Presidência do Senado
Sobre a eleição para a futura Presidência do Senado, Tião Viana lembrou que houve um entendimento entre o PMDB e o PT para que o primeiro fique com a Presidência do Senado e o segundo, com a da Câmara. Assim, ficaria mantida a tradição pela qual o partido que tem a maior bancada assume a Presidência. Nesta tarde o presidente do PT, deputado José Dirceu, afirmou que a tradição deve ser respeitada. Viana destacou que deverá ser tratada com sensibilidade a autonomia do PMDB para escolher seu candidato à Presidência do Senado.
05/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente do STJ pede a Jader aprimoramento da reforma do Judiciário
Requerimento do relator pede prioridade à votação da reforma do Judiciário
Presidente do TST pede votação da PEC que inclui tribunal na cúpula do Judiciário
Presidente do STJ pede a Lobão urgência para reforma do Judiciário
Senado acelera votação da reforma do Judiciário
Senado adia novamente votação da reforma do Judiciário