Publicação de notas taquigráficas pode se tornar mais ágil
Com o objetivo de tornar mais transparente o processo legislativo, representantes da Secretaria-Geral da Mesa do Senado e das Taquigrafias do Senado e da Câmara dos Deputados se reuniram na manhã desta sexta-feira (10) para discutir mecanismos que facilitem o acesso do cidadão às notas taquigráficas das sessões conjuntas do Congresso e das reuniões de comissões mistas. Segundo a secretária-geral da Mesa do Senado, Claudia Lyra, o objetivo é tornar mais ágil o processo de publicação por meio eletrônico das notas taquigráficas.
Atualmente, explicou Claudia Lyra em entrevista à Agência Senado, o que é publicado pela taquigrafia da Câmara ou do Senado durante a realização de sessões do Congresso e de comissões mistas não é disponibilizado imediatamente na página da outra Casa. Segundo a secretária-geral da Mesa, com a publicação simultânea, o acesso do cidadão às informações legislativas será facilitado.
- Esse encontro das duas taquigrafias é o primeiro no sentido de que as duas, quando trabalharem em sessões conjuntas ou reuniões de comissões mistas, possam estar inteiramente integradas e disponibilizar essas notas taquigráficas, essa informação que faz parte do processo legislativo eletrônico, para nosso público de forma mais ágil, mais fácil - disse.
Cláudia Lyra também salientou que a medida vai ao encontro da Lei do Acesso à Informação Pública, que regulamenta a consulta de documentos públicos. A norma foi aprovada pelo Senado em outubro passado e sancionado pela presidente Dilma Rousseff em novembro.
- Na área legislativa está tudo disponibilizado. Agora, nosso desafio é facilitar o acesso a essas informações públicas - disse Claudia Lyra, ressaltando que a Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen) e o Centro de Informática da Câmara (Cenin) também participarão desse processo.
Taquigrafia
As Secretarias de Taquigrafia do Senado e da Câmara são responsáveis por disponibilizar para a população, por meio da Internet, os discursos dos senadores e deputados em, praticamente, tempo real. Eles passam por uma revisão e depois por uma supervisão gramatical antes de serem publicados no site do Senado e da Câmara.
10/02/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mário Couto pede transcrição das notas taquigráficas da sessão
Notas taquigráficas permitem ao cidadão acesso rápido ao trabalho do Senado
Justiça poderá se tornar mais ágil um ano após vigência do CPC
Projeto quer tornar processo penal mais ágil
CCJ aprova proposta para tornar Justiça mais ágil
Reforma do Judiciário deve tornar Justiça mais ágil