'Querem voltar à época do Império', diz Valadares ao criticar o 'distritão'



A proposta de eleição majoritária tendo o estado como circunscrição eleitoral, para o caso de deputados, ou o município, para o caso de vereadores, é uma volta à época do Império, na avaliação do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). Ele afirma que regra semelhante estava prevista na chamada Lei Saraiva, denominação dada em homenagem ao ministro do Império José Antônio Saraiva, responsável por mudanças nas regras eleitorais previstas no Decreto 3.029, de 09 de janeiro de 1881.

VEJA MAIS

Valadares considera que o "distritão" será um retrocesso por retomar um sistema eleitoral vigente quando não havia uma organização partidária legítima. Para o senador, se adotado, o "distritão" promoverá o enfraquecimento dos partidos e das propostas das legendas para o desenvolvimento do país.

- 'Distritão' é para acabar com o partido, é a máxima do populismo - diz Valadares.

Integrante da Comissão de Reforma Política, ele defende o sistema proporcional "com lista pré-ordenada e financiamento público de campanha". Esse sistema, prevê o parlamentar, irá fortalecer os partidos e reduzir o custo das campanhas eleitorais.

O senador considera que o alto custo das campanhas verificado hoje no país se deve à necessidade de contratação de "marqueteiros" para promover a imagem do candidato.

- São empresas especializadas em transformar candidatos em enlatados simpáticos aos eleitores. Isto tem um custo enorme para os candidatos - ressalta ele.

Para o parlamentar, as campanhas seriam mais baratas e mais simples se fossem voltadas para as discussões sobre propostas dos partidos e dos candidatos, o que é possível com o sistema proporcional com lista fechada. 



21/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eles querem voltar

Senadores querem voltar a relatar projetos de concessão de radiodifusão em seus estados

Valadares e ACM querem anular votação que rejeitou a PEC dos vereadores

Proposta de 'distritão' divide opiniões

Império

CCJ rejeita voto em lista fechada e 'distritão'