QUINTANILHA ALERTA PARA O PERIGO DO CAOS SOCIAL NO PAÍS



Ao alertar que o país se aproxima do caos, com saques a supermercados e invasões de propriedades rurais se generalizando, o senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) conclamou os governos federal e estaduais a combaterem as causas dessa situação - fome e fracasso da reforma agrária -, bem como a reprimirem, com firmeza, esses ilícitos penais antes que saiam da esfera rural e cheguem às cidades.

- O Brasil já vive uma situação de desobediência civil onde invasões de terra - antes pacíficas - agora estão violentas, com ameaça aos proprietários, expulsão de trabalhadores rurais e depredação de benfeitorias. Ninguém vai duvidar da fome, em função da seca no Nordeste. É preciso atendê-los com urgência. Mas isso não justifica seqüestro de caminhões para trocar por alimentos, nem tampouco saques a supermercados e lojas de pessoas sem culpa da situação alarmante dos flagelados - destacou.

Leomar alertou para o fato de que uma sociedade passa facilmente da desobediência civil para o conflito entre irmãos. "As reivindicações dos sem-terra e dos com-fome, ainda que justas, não podem justificar o clima de intranqüilidade que está se disseminando no país, assustando brasileiros honestos que ganham sua vida com trabalho diário", enfatizou.

Para o senador pelo Tocantins, se houvesse uma política agrícola adequada, terra não faltaria para quem quisesse plantar nesses 8,5 milhões de quilômetros quadrados. "O que está faltando é direcionamento político para efetivar uma reforma agrária justa que crie oportunidades para todos os interessados num pedaço de chão para plantar e ganhar seu sustento", afirmou.

Ao lado do combate à causados enfrentamentos entre o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra e os proprietários rurais, Leomar Quintanilha cobrou do governo ações enérgicas para reprimir ilícitos penais. A imprensa relata todos os dias as 'quase-tragédias', como a que ocorreu na terça-feira passada, em Pernambuco, onde 'Polícia e MST ficaram a um passo do enfrentamento entre fuzis e foices', advertiu, citando um jornal regional.



27/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SATURNINO ALERTA PARA PERIGO DE EXPLOSÃO SOCIAL

JOSÉ ALVES ALERTA PARA AMEAÇA DE CAOS SOCIAL

Osmar Dias alerta para "caos social" com crise na agropecuária

Augusto Botelho alerta sobre perigo para a soberania do país

Leomar Quintanilha cobra medidas de inserção social dos idosos no país

Crivella alerta para o perigo das drogas