Olivir Gabardo propõe debates para suspensão da moratória para os transgênicos



O senador Olivir Gabardo (PSDB-PR) propôs que o Brasil volte a debater a possibilidade do uso de produtos transgênicos na agricultura. O senador disse que não vê nenhuma razão para que o Brasil insista na moratória com relação a esses produtos quando países mais avançados em termos de produção agrícola, como os Estados Unidos e os países da Europa, já estão liberando a produção, a comercialização e o consumo dos produtos geneticamente modificados.

Olivir Gabardo lembrou a Comissão Européia decidiu, em novembro passado, suspender a moratória que começou em 1998 para os transgênicos. Durante quatro anos, disse o senador, citando documento da Comissão Européia, a instituição se recusou a aprovar novos organismos geneticamente modificados, até que a confiança nesses alimentos fosse restaurada. Depois de seis anos de estudos científicos, a comissão já havia declarado no início de 2002 que não havia base científica para a moratória.

A posição da União Européia, disse o senador, é coerente com a posição divulgada recentemente pela Organização Mundial da Saúde em relação aos alimentos geneticamente modificados. A Comissão Européia acrescenta, em seu pronunciamento sobre o assunto, que ficará a critério de cada país que integra a União Européia a decisão de suspender ou não a sua própria moratória.

A Organização Mundial da Saúde, aconselha porém, diz o documento da Comissão Européia citado pelo senador, uma avaliação caso a caso dos alimentos que contenham produtos alterados geneticamente.

O Brasil, na opinião de Olivir Gabardo, não pode se manter intransigente em relação à manutenção da moratória sem estudar, caso a caso, se os produtos transgênicos causam algum mal à saúde humana. A OMS diz ainda, ressaltou o senador, que -até agora não se demonstrou que o consumo de transgênicos tenha o menor efeito prejudicial para a saúde das populações, nos países onde foram homologados-.



17/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Olivir Gabardo anuncia dois projetos de lei

Líder do PSDB homenageia Olivir Gabardo

Olivir Gabardo avalia denúncia contra ministro do STJ

Olivir Gabardo anuncia mudança na presidência de entidade ucraniana

Olivir Gabardo manifesta apoio à CPI sobre envio irregular de dinheiro ao exterior

QUINTANILHA CRITICA MORATÓRIA PARA TRANSGÊNICOS