Quintanilha: falta vontade política ao governo para investimentos importantes



Falta de recursos não é uma razão aceitável para a não realização de obras importantes de infra-estrutura, afirmou nesta segunda-feira (12) o senador Leomar Quintanilha (PFL-TO). Citando artigo do jornalista Clóvis Rossi, publicado pelo jornal Folha de S. Paulo na semana passada, o senador disse que no primeiro trimestre de 2003 o governo economizou 6,24 % do Produto Interno Bruto, muito mais do que os 4,25% previstos para o superávit fiscal.

Na avaliação do senador, é inaceitável que, diante desses números, o Executivo deixe de fazer investimentos importantes em áreas sociais ou em infra-estrutura. Ele citou como exemplo o estado precário do trecho tocantinense de 200 quilômetros da rodovia BR-153.

- Ouvi do ministro dos Transportes, Ânderson Adauto, que era prioridade do governo cuidar da enorme malha rodoviária federal com mais de 55 mil quilômetros. Mas não falta recursos para fazer, o que falta é vontade de tomar as providências - disse o senador, criticando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter advertido o ministro da Educação, Cristóvam Buarque que reclamara da lentidão do governo para investir em educação.

- O ministro tem razão em dizer que tem pressa. O Brasil tem pressa em universalizar um ensino de qualidade - afirmou.

Em outro trecho do pronunciamento Leomar Quintanilha protestou contra a atitude do governo que não convocou o governador de Tocantins para reunião com os demais governadores da Região Norte. Ele ressaltou a contribuição que o estado tem dado ao desenvolvimento do país, especialmente durante a crise de energia elétrica, em 2001.

- Tocantins é a mais nova unidade da federação e das mais ativas. O estado deu contribuição importante na crise energética, estamos gerando energia e fornecendo às regiões industrializadas, e não podemos ser esquecidos numa reunião com os com estados da Região Norte. Não podemos aceitar isso - disse.

Em aparte, o senador Luiz Otávio (PMDB-PA) manifestou solidariedade ao estado do Tocantins.



12/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino vê falta de vontade política para solucionar problema da Varig

Maria do Carmo: falta vontade política para combater a seca

Cristovam lamenta falta de vontade política

Má gestão e falta de vontade política dificultam detecção do câncer de mama, dizem especialistas

Governo edita decretos que alteram política fiscal de importantes setores

CPI: depoentes criticam Governo por falta de investimentos em segurança