Saturnino vê falta de vontade política para solucionar problema da Varig



O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) disse nesta quarta-feira (1º) que, a exemplo do que ocorre com o problema da violência no Rio de Janeiro, está havendo desatenção por parte do governo federal com o problema financeiro da Varig. Segundo ele, a empresa aérea precisa de um empréstimo de curto prazo, que seria totalmente viável, para superar a crise em que se encontra, mas não há vontade política para a liberação desse financiamento.

- A Varig é considerada pelo povo do Rio de Janeiro, como uma empresa carioca. É um símbolo amado e respeitado por todos os brasileiros. A Varig tem uma longa e rica história. São quase 100 anos prestando enormes serviços ao país e a outras empresas quando estavam se constituindo, como a Embraer, a Infraero e a BR Distribuidora. Agora, só precisa de vontade política. É o que estamos cobrando aqui - afirmou.

Saturnino lembrou ainda que a Varig usufrui de uma condição especial, pois detém a propriedade de todo o seu patrimônio. Além disso, prosseguiu o senador, a empresa tem uma administração democrática e, apesar das críticas, índices de gestão que se comparam aos das melhores empresas aéreas do mundo. Ele acrescentou que a Fundação Rubem Berta - que administra a Varig - está disposta a abrir mão do controle da empresa, mas desde que não seja entregue à concorrência e sim a um controle público.



01/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo: falta vontade política para combater a seca

Quintanilha: falta vontade política ao governo para investimentos importantes

Cristovam lamenta falta de vontade política

Má gestão e falta de vontade política dificultam detecção do câncer de mama, dizem especialistas

MAGUITO ESPERA QUE GOVERNO ENVIE MP PARA SOLUCIONAR PROBLEMA DOS BINGOS

Procurador defende acerto de contas entre União e Varig para solucionar crise na empresa