Quintanilha reivindica integração das bacias do Tocantins e do São Francisco



O senador Leomar Quintanilha (PFL-TO) considerou a posse de um paraibano, Ney Suassuna, como ministro da Integração Nacional uma oportunidade ideal para a retomada do projeto de interligação das bacias dos rios Tocantins e São Francisco. O projeto, afirmou Quintanilha, possibilitará a transposição das águas do São Francisco para estados nordestinos que não são banhados por ele - Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Piauí.

O senador lembrou que a crise energética atrapalhou projetos de desenvolvimento do Nordeste, ao obrigar a região a enfrentar o racionamento de energia e a possibilidade dos "apagões".

- Como o Brasil é maior do que suas crises, já se vislumbra o final do problema de energia, abrindo o caminho para o retomada do projeto de integração das bacias - disse.

Para Quintanilha, o projeto beneficiará também os estados que são banhados pelo São Francisco, porque o maior aporte de água, proveniente do rio Tocantins, irá combater o assoreamento e a invasão da foz do rio por águas marítimas.

O senador pelo Tocantins afirmou que, para a plena recuperação do São Francisco, é necessário reconstituir suas matas ciliares e impedir o lançamento de esgoto sem tratamento. Também é imprescindível racionalizar o uso das águas, estipulando cotas para irrigação, abastecimento de cidades e produção de energia elétrica impedindo ações predatórias, finalizou Leomar Quintanilha.

14/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


QUINTANILHA QUER INTERLIGAR BACIAS DO SÃO FRANCISCO E DO TOCANTINS

Quintanilha reivindica políticas públicas para o idoso

QUINTANILHA REIVINDICA MAIS ATENÇÃO AO ESPORTE E AO TURISMO

Quintanilha reivindica recuperação da BR-153, usada para escoamento das safras

PATROCÍNIO REIVINDICA UNIVERSIDADE FEDERAL PARA O TOCANTINS

Coelho reivindica revitalização do Rio São Francisco