QUINTANILHA VOLTA A COBRAR MEDIDAS PARA ATUALIZAÇÃO DE COMPUTADORES
O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) voltoua cobrar hoje (dia 22) providências do governo federal para que sejam encontradas soluções que evitem os problemas que podem ocorrer no ano 2000 pela falta de programação dos computadores para enfrentar a mudança de datas na virada do milênio.
Ele disse que, até junho de 1996, o desinteresse pelo assunto no Brasil era quase total. Tanto assim que pesquisa da Consultoria Boucinhas & Campos, realizada no ano passado com 108 empresas brasileiras verificou que apenas 20% delas estavam trabalhando na conversão de seus programas; 36%afirmaram que começariam a trabalhar com o problema em 1997 e 19% admitiram desconhecer por completo o assunto.
Leomar Quintanilha entende que a questão exige providências imediatas dado o caos que poderá advir de atos, informações e contratos cujos registros, na virada do século, serão computados no ano de 1900, à falta de programas que garantam a continuidade no tempo dos registros.
O senador alertou o governo federal para a necessidade de previsão de recursos, pois, conforme explicou, os custos serão altos em mão-de-obra especializada, uma vez que as alterações nos computadores deverão ser feitas manualmente, máquina à máquina.
Em aparte, o senador Valmir Campelo (PTB-DF) elogiou o discurso de Quintanilha, assinalando que o governo federal, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia, precisa adotar medidas para a mudança dos programas dos computadores brasileiro, especialmente do setor público.
22/07/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
QUINTANILHA ALERTA PARA PROBLEMA DOS COMPUTADORES NO ANO 2000
Camata volta a cobrar solução para o Aeroporto de Vitória
Paim volta a cobrar votação de empréstimo para o Rio Grande do Sul
Casildo volta a cobrar recursos para prevenção de desastres
Rosalba Ciarlini volta a cobrar recursos para vítimas das chuvas no NE
Mozarildo volta a cobrar obras de energia elétrica para Roraima