Quintão deve explicar encomenda de 108 novos aviões para a FAB



O ministro da Defesa, Geraldo Quintão, e os três comandantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) estão convidados para a reunião desta terça-feira (dia 18), às 17h30, com os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Eles devem prestar esclarecimentos sobre a licitação internacional destinada à compra de 108 aviões para reaparelhar a Força Aérea Brasileira (FAB). O requerimento para a realização do encontro é do próprio presidente da comissão, senador Jefferson Péres (PDT-AM), assinado também pelos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Emilia Fernandes (PT-RS) e Bernardo Cabral (PFL-AM).

Na audiência com Quintão e com os chefes militares - o brigadeiro-do-ar Carlos Almeida Baptista, o almirante de esquadra Sérgio Gitirana Florêncio Chagas e o general de Exército Gleuber Vieira -, os senadores devem questionar por que o edital preliminar de compra das novas aeronaves não prevê preferência para as empresas participantes que aceitarem transferir tecnologia para o Brasil ou mesmo para as indústrias nacionais que fabricarem equipamentos similares aos pretendidos.

O senador Jefferson Péres concorda com a necessidade de a FAB substituir sua frota de aviões franceses Mirage - hoje considerados obsoletos - mas observa que o Executivo deve fazer isso tentando melhorar a tecnologia nacional do setor, de forma a abrir espaço para vendas futuras de equipamentos da indústria bélica.

17/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cândido pede convocação de Quintão para explicar denúncia de espionagem pelo Exército

Senadores querem acompanhar de perto compra de novos aviões

Senado inicia série de seminários para explicar funcionamento da Casa a novos servidores

Comissão deve convidar ministro para explicar apagão

CMA deve examinar convocação de ministros para explicar denúncias

CRE deve convidar embaixador dos EUA e ministros para explicar espionagem no Brasil