RadarCultura abre espaço on-line para o ouvinte da Radio Cultura AM



Modelo adotado pela Rádio Cultura existe em outros países e permite que o interlocutor interaja em tempo real

A Rádio Cultura AM inova mais uma vez. Já está no ar o RadarCultura (www.radarcultura.com.br), um ambiente digital colaborativo na Internet, no formato Web 2.0. Com essa nova ferramenta, o ouvinte interage em tempo real com os apresentadores e a equipe de produção. Ele pode, ainda, comentar a programação, enviar notícias e gravações musicais em podcasts (gravações em áudio, de todo tipo). O conteúdo em áudio é transmitido por antena – nos 1.200 KHz em São Paulo – e pela Internet para todo o planeta.

A principal característica do site é que o conteúdo publicado ganha destaque a partir do voto dos usuários. Cada participação pode ser avaliada pela comunidade, e as que apresentarem maior repercussão aparecem nas capas. “A interferência do público vai muito além do voto. As pautas e programas que antes eram definidos pela equipe agora passam pelo crivo dos usuários. As propostas encaminhadas pela comunidade de participantes aparecem lado a lado com as feitas pelos produtores e têm as mesmas chances de se transformarem em programação,” explica Paulo Markun, diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta.

Nova era – A ferramenta mostrou-se um sucesso. Desde a sua estréia, no dia 17, o RadarCultura foi clicado por mais de 5 mil internautas, que ajudam a escolher o repertório. No primeiro dia, foram registrados mais de 2 mil acessos.

Markun diz que o RadarCultura inicia nova era no relacionamento entre o público e os veículos de comunicação da Fundação Padre Andhieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura. “É uma oportunidade para o ouvinte enviar várias sugestões, deixar ‘bronca’, sugerir pauta ou manter contato com quem faz a programação”, diz o executivo. O modelo tem como objetivo rejuvenescer a programação da Rádio Cultura AM (especializada em música brasileira). Além disso, os compositores e novos músicos terão a oportunidade de apresentar seus projetos, “sem a intermediação de gravadoras ou mídia”.

Para manter a interatividade, 10 mil títulos de músicas estão à disposição do ouvinte. Assim, num toque de apenas um clique a música escolhida entra no playlist dos mais pedidos.

Se por acaso não houver a canção que o internauta quiser, a equipe da Cultura AM irá buscar em seus arquivos musicais, para atender ao pedido.

 “Durante os primeiros meses de funcionamento a programação colaborativa aparecerá durante duas horas por dia (das 20 às 22 horas). “O período de transição garantirá que a equipe estará habituada com a nova dinâmica de trabalho e que haverá comunidade ativa em torno do site quando a grade completa for aberta à participação da audiência. O prazo previsto para que isso torne realidade é meados de fevereiro”, diz Gioconda Bordon, diretora de programação da Rádio Cultura AM e FM.

Aos poucos, a interatividade atingirá toda a programação, convertendo a Cultura AM na primeira rádio integralmente colaborativa da América Latina, assegura Markun.

Inspiração – O modelo adotado pela Rádio Cultura AM existe na Coréia do Sul e nos Estados Unidos. O blog sul-coreano www.ohmynews.com registra 7 mil acessos diários e cerca de 30 mil internautas participam da programação.

André Avório e Juliano Spyers são os responsáveis pela criação do RadarCultura. “apesar da pouca idades, são blogueiros conhecidos e possuem vasta experiência com as novas tecnologias”, diz o executivo. O projeto levou um mês para ser elaborado.

Baseado em sua experiência como blogueiro, Markun descobriu que a Internet é ferramenta para a divulgação de novas idéias. “Com o blog do Roda Viva, descobri que o mundo virtual une o lado literário com o radiofônico”. Essa vivência aproveitei para dar sugestões na criação do RadarCultura”, salienta.

Blogueiros aprovam iniciativa

Dezenas de blogueiros, incluindo a jornalista Rosana Hermann, os compositores Tom Zé e Arrigo Barnabé, tiveram a oportunidade de conhecer, em tempo real, o funcionamento do novo sistema e participar das três horas de programação ao vivo, transmitida pela Rádio Cultura AM, e produzida exclusivamente com o conteúdo postado no RadarCultura.

Rosana Hermann possui o blog queridoleitor.zip.net há sete anos. “Acho muito legal a iniciativa da Cultura em convidar oficialmente blogueiros para conhecer esse produto. Abre espaço para os ouvintes e internautas interagirem na programação de uma emissora pública que tem muita credibilidade”.

A facilidade de navegação chamou a atenção do blogueiro Sérgio Amadeu (samadeu.blogspot.com). “Sou professor de tecnologia de informação e militante do software livre. Gostei do modelo. É fácil de navegar e todos podem utilizar sem receio. Tenho certeza de que esse sistema adotado pela Rádio Cultura será copiado rapidamente pelas concorrentes”.

Os outros blogueiros Alexandre Inagaki (PensarEnlouquece), Alexandre Fugita (TechBits), Tiago Dória (TiagoDoria), Magaly Prado (MagalyPrado), Haeckel Ferreira (Mente Insana) presentes no lançamento aprovaram a iniciativa da Fundação, comprovando a importância dessa iniciativa, tanto para usuários da Web como para os ouvintes da rádio.

Como se cadastrar

Para participar do RadarCultura (www.radarcultura.com.br), o ouvinte preenche um formulário com dados pessoais. Dessa maneira, se tornará co-editor da Rádio Cultura AM. Poderá acessar e publicar informações sem filtros, em todos os canais disponíveis no site: Música (seleção do ouvinte), Podcast (gravações em áudio, de todo tipo), Conversa (dicas, broncas, debates e notícias) e Pauta (sugestões de assuntos para entrevistas e programas).

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial

(L.F.)



12/29/2007


Artigos Relacionados


RadarCultura ganha mais 3 horas na programação da Rádio Cultura AM

Rádio Senado e ILB aproximarão o ouvinte da literatura

TV Cultura inova e abre espaço para a garotada participar ao vivo de sua programação

USP: Compras on-line ganham espaço entre consumidores brasileiros

Busca on line: Serviço de achados e perdidos do Metrô ganha novo espaço no site

REQUIÃO QUER ESPAÇO PARA CONGRESSO EM RÁDIO E TV