Rádio Senado aborda a coleta e o manejo de sementes no 'Sintonia Ambiental'



O programa Sintonia Ambiental, da Rádio Senado, que vai ao ar nesta quinta-feira (9), às 7h, apresenta uma entrevista com Felipe de Castro Borba, coordenador da Rede de Sementes do Cerrado, organização não-governamental que oferece cursos gratuitos para agricultores familiares de Brasília e do interior do país.

Felipe de Castro Borba está coordenando o curso Coleta e Manejo de Sementes, destinado a agricultores familiares. O curso, que é gratuito e tem a duração de um mês, será oferecido a partir de janeiro nas cidades de Brasília (DF), Goiânia, Alto Paraíso e Cavalcanti (GO), e Rio Pardo de Minas (MG).

O curso é um dos 24 que integram um projeto financiado pela Petrobras Ambiental, que deve se estender por dois anos. Borba manifestou a sua expectativa de que os ouvintes da Rádio Senado nos estados do Tocantins, Maranhão e Piauí se interessem em ser coletores para que o curso possa ser ministrado também nesses estados.

Borba explicou que o coletor de sementes não estará habilitado a comercializar a semente, o que depende de um processo complexo de beneficiamento que só pode ser feito por empresas capacitadas.A maioria delas localiza-se em São Paulo e Santa Catarina.

O coletor, acrescentou, poderá fornecer a semente às empresas, pelo que será pago, e fazer o pré-beneficiamento (limpeza e retirada da casca). Em um curso específico, chamado Identificação Botânica, poderá aprender a reconhecer a espécie das árvores.



08/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rádio Senado: 'Sintonia Ambiental' explica redimensionamento do Jalapão

Programa 'Sintonia Ambiental', da Rádio Senado, fala do angico

Programa 'Sintonia Ambiental', da Rádio Senado, tem como tema a aroeira

'Sintonia Ambiental' aborda técnicas de plantio

Rádio Senado apresenta programa sobre manejo do capim dourado e descarte de pilhas

Programa da Rádio Senado aborda imbuia e peroba