Rádio Senado debate o uso de embriões em pesquisas com células-tronco
Na segunda-feira (10), ao meio-dia, o programa Conexão Senado, veiculado pela Rádio Senado, debaterá a polêmica em torno do uso de embriões humanos em pesquisas com células-tronco. O tema está sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF) em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo ex-procurador-geral da República Cláudio Fontelles. Questões relativas aos resultados práticos dessas pesquisas, autorizadas em 2005 pela Lei de Biossegurança , às razões que justificam a continuidade desses estudos e à possibilidade de sua interrupção serão abordadas no quadro Entrevista Especial do programa.
No programa Autores e Livros deste sábado (8), às 15h, a entrevista é com a promotora de Justiça do Ministério Público e coordenadora das Promotorias Especializadas no Combate à Violência Doméstica contra a Mulher, Lindinalva Rodrigues Corrêa. A entrevistada é co-autora, com a juíza Amini Haddad Campos, do livro Direitos Humanos das Mulheres. O programa será reprisado no domingo (9), às 15h.
Às 14h, o Cinemusical traz músicas que compõem a trilha sonora de A Ópera do Malandro, filme do cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Holanda. O repertório do filme, de 1985, inclui Folhetim, de Chico Buarque, na voz de Gal Costa; Lady Laura, de Roberto Carlos, cantada pelo próprio Chico; e Exaltação ao Samba, de Enéas Brittes e Aloizio Augusto de Costa, com Jamelão. O programa terá reprise às 22h e, no domingo (9), às 10h.
Também no sábado (8), às 20h, o Escala Brasileira traz a história de Hamilton de Holanda. Filho do violonista José Américo de Oliveira, o músico começou a tocar bandolim aos seis anos de idade, quando formou com o irmão, o violonista Fernando César, o duo Dois de Ouro. O bandolinista já foi agraciado, em 2001, com o Prêmio Icatu-Hartford de Artes, como o melhor instrumentista do Brasil e, em 2006, levou o Prêmio TIM em duas categorias: melhor solista e melhor grupo.
Hamilton já tocou ao lado de Hermeto Pascoal, Rosa Passos e outros. Fez curso de composição na Universidade de Brasília e é professor de bandolim da mesma instituição e da Escola de Choro Raphael Rabello. Já seu pai tocou em bandas inspiradas nas big bands americanas e fez parte do grupo Os Melodistas. A reprise do Escala Brasileira ocorre na quinta (13), às 23h.
A Rádio Senado pode ser sintonizada no FM 91,7 MHz (Brasília) e Ondas Curtas (faixa de 49m/5.990 kHz).
07/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores debatem uso de embriões humanos em pesquisas com células-tronco
Rádio Senado discute pesquisas com células-tronco
Flávio Arns discorda de clonagem terapêutica a partir de células-tronco de embriões e fala de alternativas
Cientistas de São Paulo inovam em pesquisas com células-tronco
CNPq faz parceria para desenvolver pesquisas com células-tronco
Mozarildo defende liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias