RAIMUNDO CARREIRO DESTACA APRIMORAMENTO DO LEGISLATIVO



O secretário-geral da Mesa do Senado, Raimundo Carreiro da Silva,em painel realizado na manhã de hoje (dia 18) como parte da programação do lançamento da rede Interlegis, disse que a marca do Poder Legislativo, nos últimos dez anos, tem sido a do aprimoramento e a das grandes transformações. O objetivo principal das mudanças é "agilizar os trabalhos legislativos e dotá-los de maior transparência, atendendo os clamores da opinião pública".

Raimundo Carreiro fez uma exposição sobre a estrutura da Secretaria-Geral da Mesa, detalhando as modificações e ampliações por que esse órgão passou para atender com rigor suas funções de execução e assessoramento da Presidênciae da Mesa da Casa. Ele destacou que, desde a administração do senador José Sarney, o órgão que dirige estabeleceu uma linha de trabalho baseada no planejamento, na diversificação e aprimoramento dos meios de informação.

- A primeira dessas medidas foi a elaboração da agenda mensal das matérias submetidas à apreciação do plenário. Assim, os trabalhos do plenário tornaram-se planejados pelo período de até um mês, razão pela qual os senadores passaram a dispor de um eficaz instrumento para melhor se prepararem para os debates e votações, bem como para agendarem outros compromissos relacionados ao exercício do mandato - esclareceu.

Conforme informou Raimundo Carreiro, tanto a Ordem do Dia como os resultados das sessões deliberativas e o Diário do Senado Federal estão disponíveis na Internet. Os dois primeiros também podem ser consultados por meio da Rede Prodasen. O secretário-geral da Mesa explanou ainda sobre os diversos bancos de dados que poderão ser utilizados pelas Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores.

BIBLIOTECA E INFORMAÇÕES

A diretora da Subsecretaria de Biblioteca do Senado, Simone Bastos Vieira, afirmou que o principal objetivo daquele órgão é apoiar o trabalho legislativo. Nesse sentido, ela considerou uma "verdadeira revolução evoluirpara uma rede de informação maior com o uso da Internet ou de tecnologia ótica".

Já a diretora da Subsecretaria de Informações, Deane Catarina Guedes, esclareceu que a pesquisa jurídica, o arquivamento das normas jurídicas e de normas dos órgãos da administração federal formam o núcleo das atividades do órgão que dirige. A introdução de novas tecnologias, como o uso da Internet, a seu ver, trarão maior velocidade e confiabilidade às atividades da subsecretaria.



18/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Raimundo Carreiro, 2003 trará mudanças e mais negociações dentro do Legislativo

Tuma destaca discurso de recepção a Raimundo Carreiro no TCU

Mão Santa lê carta de despedida de Raimundo Carreiro

Senado aprova indicação de Raimundo Carreiro para TCU

Sarney diz que Raimundo Carreiro exercerá sua nova função com dignidade

Raimundo Carreiro sugere comissões permanentes para examinar vetos e MPs