Raimundo Colombo registra a realização de festividades em Santa Catarina
O senador Raimundo Colombo (DEM-SC) registrou em Plenário nesta terça-feira (9) a realização de duas grandes festividades anuais que marcam o calendário turístico e econômico do estado de Santa Catarina: a Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efap), e a Oktoberfest, em Blumenau.
A Oktoberfest, que celebra as tradições alemãs, e está em sua 24ª edição, foi criada em 1984 como uma tentativa da população de superar uma grande enchente que arrasou a produção industrial da cidade. Hoje reúne anualmente cerca de 750 mil pessoas na cidade de Blumenau. Já a Efap, lembrou o senador, é a segunda maior feira do pais, com 15 mil associados.
Raimundo Colombo citou ainda diversas feiras que se realizam no estado comoa Cooperativa Regional Alfa (Cooperalfa), que reúne agricultores do oeste do estado, Festa Nacional do Marreco (Fenarreco), em Brusque, a Fenaostra, em Florianópolis com a produção anual de 200 mil ostras, a Tirofest em Jaraguá do Sul que celebra a tradição do Tirol na Áustria, e uma série de outras em cidades de Santa Catarina que, conforme afirmou, dão uma demonstração da riqueza do comércio, da indústria e da força do povo sul catarinense.
Raimundo Colombo disse que, diante do cenário atual, de crise nas instituições políticas, do desgaste sofrido pela classe política, do clima ruim em conseqüência das denúncias recentes, "é revigorante" encontrar-se com as pessoas quando visita as cidades do interior de Santa Catarina.
Jarbas e Simon
O parlamentar solidarizou-se ainda, em seu pronunciamento, com os senadores do PMDB Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcelos (PE), destituídos na semana passada da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Para o senador, a decisão do líder do partido no Senado, Valdir Raupp (RO), é "inaceitável".
Perillo e Demostenes
Raimundo Salomão solidarizou-se também com os senadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Demostenes Torres (DEM-GO) que, conforme denúncia da revista Veja, seriam espionados a mando do presidente do Senado, Renan Calheiros. O senador disse que, se as denúncia for verdadeira, o Senado "terá de tomar medidas duras".
Fidelidade partidária
O parlamentar cumprimentou o Supremo Tribunal Federal (STF) pela decisão tomada na última quinta-feira (4) quando a Corte Suprema decidiu que o mandato pertence ao partido e não ao candidato. Raimundo Colombo lamentou que o Congresso tenha perdido a oportunidade de legislar sobre a matéria e defendeu uma reformulação da prática política. Para o senador, "é preciso inovar na forma de fazer política, alterar os procedimentos de forma a ter partidos fortes, não apenas visando o resultado das urnas mas qualificando a classe política que hoje está desacreditada".
09/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Santa Catarina vive situação dramática, diz Raimundo Colombo
Raimundo Colombo registra realização da feira de agropecuária em Chapecó
Raimundo Colombo faz apelo em favor de cidades atingidas por calamidade em Santa Catarina
Festividades regionais mobilizam alunos do interior de Santa Catarina
Casildo registra realização de congresso de prefeitos em Santa Catarina
Raimundo Colombo registra 50 anos da morte de Nereu Ramos