Raio-X da escola pública será concluído até o dia 18



Levantamento busca avaliar vagas, recursos materiais e tecnológicos e gestão

A Secretaria da Educação iniciou, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas da Universidade de São Paulo (Fipe-USP), o mapeamento das escolas estaduais, a fim de reorganizar fisicamente a rede estadual de ensino. O processo resultará no conhecimento da situação atual das unidades escolares quanto ao funcionamento e à disponibilidade de recursos materiais e humanos. Os dados fornecerão, também, subsídios para o aprimoramento do banco de dados e de informações escolares da secretaria, alimentado atualmente por informações enviadas pelas diretorias de ensino de cada região. Até o dia 18, os diretores das 5,5 mil escolas do Estado deverão responder a um questionário disponível no endereço www.fipe-usp-seesp.adm.br.

Após digitar o código de acesso e a senha – que a Fipe enviou por correio eletrônico a todas as escolas – os diretores deverão responder a uma série de questões referentes à infra-estrutura, ocupação dos espaços escolares, número de alunos por classe, bem como distribuição do tempo em sala de aula, evasão, rendimento, relacionamento entre membros da comunidade escolar e situação socioeconômica do diretor. No final das questões, os diretores encontrarão um espaço para deixar suas críticas e sugestões para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública. 

Visitas de pesquisadores – A análise desses dados permitirá avaliar, por exemplo, a demanda por vagas nas escolas, a disponibilidade de recursos materiais e tecnológicos e as práticas de gestão escolar. Na segunda parte da pesquisa, uma amostra de escolas receberá a visita de equipes de pesquisadores da Fipe-USP, para entrevista com a direção e averiguação das condições da escola. A previsão é que até o final do ano o mapeamento esteja concluído, e que as primeiras ações sejam tomadas já no início de 2009.

Este é o mais completo estudo sobre as escolas estaduais já realizado, com avaliação qualitativa e quantitativa. Todas as opiniões expressas na pesquisa são confidenciais e serão fornecidas à secretaria apenas sob a forma consolidada, para que seja garantido o sigilo das informações, conforme Código de Ética de Pesquisa. No final do processo, todos os diretores da rede estadual receberão um sumário executivo dos resultados da pesquisa. 

Da Agência Imprensa Oficial 



04/15/2008


Artigos Relacionados


Especial D.O.: Concluído restauro de escola pública tombada pelo Patrimônio Histórico

Ampliação do acesso de aluno de escola pública a universidade e escola técnica será discutida em audiência

Portal da Copa faz um raio-x de como será a competição em cada cidade-sede

Comissão de Orçamento decidiu que TRT-SP será concluído

PROJETO QUE BENEFICIA ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA SERÁ VOTADO NESTA 5ª

Terminal marítimo de Salvador será concluído em dezembro