RAMEZ TEBET COBRA MEDIDAS EFETIVAS PARA O CENTRO-OESTE



O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) aplaudiu hoje (dia 10) a instalação do Conselho Deliberativo (Condel) do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e cobrou medidas efetivas para o progresso da região. Instalado na terça-feira (dia 8), em solenidade no Ministério do Planejamento, o conselho, para o senador, se constituirá num "importantíssimo fórum de debates" entre o Executivo, o Legislativo e representantes da iniciativa privada em busca da solução definitiva para os problemas e necessidades do Centro-Oeste.

- Quero saudar esse acontecimento que é da maior importância para os quatro estados da região - disse o senador, certo de que essa será a oportunidade de se melhorar as condições de financiamentos "para os que há muito trabalham pelo desenvolvimento do Centro-Oeste". Ele fez um apelo ao BNDES para que adote medidas que permitam à região ter uma agência de fomento próprio para gerir os recursos do FCO, até então administrados pelo Banco do Brasil.

Após informar que o FCO tem cerca de R$ 320 milhões paralisados no Banco do Brasil em razão da elevada taxa de juros cobrada para os empréstimos, o senador afirmou que, de agora em diante, o banco não vai agir sozinho. Isso porque o novo conselho, constituído por quatro governadores, pelo governo federal, por representantes das federações das Indústrias e da Agricultura e de parlamentares da região, dispõe de meios para influir nas decisões.

Na opinião de Ramez Tebet, os problemas da região poderão começar a ser solucionados já a partir do próximo dia 14 de agosto, quando o conselho deliberativo do FCO realizará sua primeira reunião. O senador acredita que a questão dos mutuários, que se encontram em dificuldade para saldar suas dívidas, seja resolvida satisfatoriamente. "Esses mutuários não têm como pagar os empréstimos tomados ao Banco do Brasil antes do advento do real, e estão renegociando os encargos que são insuportáveis", disse.

Em aparte, o senador Levy Dias (PPB-MS) apoiou o pronunciamento de Ramez Tebet, mas disse do seu descontentamento porque, a seu ver, a primeira reunião do conselho deliberativo do FCO deveria ter sido realizada logo em seguida ao ato de sua instalação.



10/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ramez Tebet protesta contra o fim de incentivos para o Centro-Oeste

José Agripino cobra medidas efetivas contra a seca

JOEL DE HOLLANDA COBRA MEDIDAS EFETIVAS DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Ramez Tebet condena "festival" de medidas provisórias

Ramez Tebet cobra execução do Projeto Pantanal

Ramez Tebet cobra celeridade no pagamento de indenizações a anistiados