RAMEZ TEBET É CONTRA MUDANÇAS NA ÚLTIMA HORA



O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) disse hoje (dia 21) que não se pode modificar a legislação eleitoral menos de um ano antes da eleição mesmo por proposta de emenda constitucional (PEC), já que, como argumentou, há um dispositivo na Constituição que impede esse tipo de mudança.

- Os defensores da extinção do 2º turno alegam que é possível alterar a Constituição, pois trata-se de uma PEC. Mas o que inspirou o legislador constituinte? Era que não se deve mudar a regra em cima da hora. Estamos ou não estamos discutindo modificação na legislação eleitoral? Sim, e uma alteração profunda no sistema - afirmou.

Ramez Tebet também se mostrou contrário a redução do percentual de votos para que o candidato a presidente da República seja eleito no 1º turno. "A sociedade não quer mudanças repentinas e está cobrando regras mais duradouras para as eleições", destacou.

Em aparte, o senador Epitácio Cafeteira (PPB-MA) considerou que o 2º turno é muito importante em um país onde os partidos políticos são respeitados, o que, na sua opinião, não é o caso do Brasil. Ele defendeu a fidelidade partidária para que a ideologia prevaleça nas eleições.



21/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


RAMEZ TEBET É CONTRA O AUMENTO DE IMPOSTOS

RAMEZ TEBET DESTACA LUTA CONTRA A FEBRE AFTOSA

Ramez Tebet protesta contra o fim de incentivos para o Centro-Oeste

TEBET: CPI É TEBET: CPI É ÚLTIMA ESPERANÇA PARA MÃES DE JUNDIAÍ

Dia das Mães: Procon dá dicas para compras de última hora

Arquivo do Estado tem imagens inéditas do Jornal Última Hora