Ramez Tebet participa de lançamento de CD-ROM sobre o Senado
O presidente do Senado, Ramez Tebet, participou nesta terça-feira (3) do lançamento do Sistema Interativo Institucional do Senado Federal. Trata-se de um CD-ROM contendo informações institucionais, legislativas, arquitetônicas e cívicas sobre o Senado Federal. O CD é uma iniciativa da Diretoria Geral desenvolvida pelo Centro de Processamento de Dados e Informática (Prodasen) e oferece à sociedade um meio de melhor conhecer a instituição em um ambiente multimídia, com recursos como vídeo, foto, realidade virtual e conexão com a Internet.
- O objetivo do Sistema Interativo Institucional é dar maior transparência à Casa, ligar o Senado com todo o Brasil. O Senado tem que ser assim, transparente, altamente democrático. Para isso, a instituição precisa ser cada vez mais modernizada, permitindo aos senadores terem cada vez mais condição de trabalho e ao povo conhecer melhor o que fazemos - disse Tebet.
Como exemplo da transparência já conquistada pelo Senado, Tebet destacou o sistema de comunicação montado pela Casa: TV, Rádio, Jornal e Agência Senado. Ramez Tebet disse ter orgulho de poder contar com esses órgãos de comunicação que formam um sistema interativo que contribui muito para divulgar as atividades do Senado, ajudando inclusive muitos eleitores a mudarem para melhor suas opiniões sobre a política.
- Vamos ver muito o trabalho desse sistema nos próximos dias, na posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (em 1o de janeiro), quando talvez essa casa seja pequena para conter as autoridades, convidados, as pessoas que querem participar de um ato político importante da vida nacional - disse.
O presidente do Senado destacou seu orgulho por pertencer ao Senado, uma instituição criada em 1823 que -nunca faltou ao país-. Ele considera que o Sistema Interativo será importante contribuição para o registro histórico da atuação da Casa e de cada um dos senadores que nela exercem seu mandato. Na ocasião, Tebet despediu-se do senador Bernardo Cabral (PFL-AM), presente ao evento e que deixa o Senado ao final dessa legislatura. Tebet afirmou que Cabral e ele sempre comungaram idéias de uma pátria mais justa e humana.
O diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, agradeceu aos funcionários da Casa pela qualidade do trabalho. Para Agaciel, o esforço conjunto em que está inserida a criação do CD-ROM vem permitindo que o Senado brasileiro seja considerado hoje um dos melhores do mundo. O Senado, enumerou, recebeu prêmios por ter criado a melhor TV pública do Brasil - a TV Senado e por ter o melhor setor de Recursos Humanos. Além disso, é o primeiro Senado do mundo a ter uma universidade. O diretor-geral agradeceu a Ramez Tebet e aos demais senadores pelo apoio na realização desses e outros trabalhos.
Estiveram presentes na cerimônia também o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Contreiras de Almeida.; a diretora do colégio Unicanto do Recanto das Emas, Patrícia de Melo Souza Andrade, representando as instituições de ensino do Distrito Federal; e o embaixador da Coréia, Myon Gbai Kim. O CD-ROM será distribuído para as instituições de ensino do DF e para as secretarias de Educação dos estados. Computadores com acesso ao CD-ROM ficam à disposição do público no Salão Azul do Senado até sexta-feira (6).
03/12/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ramez Tebet participa de lançamento da "pedra fundamental" da Unilegis
Tebet participa de lançamento de livro sobre leis municipais
Tebet participa de lançamento de pedra fundamental do Unilegis
Ramez Tebet é o novo presidente do Senado
Senado inicia homenagem a Ramez Tebet
Senado em crise elege Ramez Tebet