Randolfe apoia PEC da desmilitarização da polícia
Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) pediu em Plenário, nesta quarta-feira (9), a reflexão dos parlamentares sobre a necessidade de reforma da polícia no Brasil. Ele incluiu a estrutura das polícias militares entre as "fortes cicatrizes" deixadas pelo regime militar, e defendeu a proposta de emenda à Constituição 51/2013, do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que desvincula o aparato policial do modelo das Forças Armadas.
Randolfe disse que na sequência do Ato Institucional nº 5 (1968) as forças públicas estaduais foram transformadas em "aparato repressivo do Estado", o que - opinou - tem levado as polícias militares a recorrentes práticas antirrepublicanas.
- Que a truculência da polícia seja substituída pela inteligência. Não com o princípio da violência, mas com o princípio da dignidade da pessoa humana - declarou.
O senador ainda citou o descontentamento das polícias em todo o país. Ele cobrou um tratamento digno para a categoria, que é submetidas a baixos salários e a más condições de trabalho.
09/04/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Morte de mulher arrastada no Rio leva CDH a debater desmilitarização da polícia
Randolfe apoia aposentados e repudia medidas recessivas
Em encontro com Dilma, Randolfe diz que apoia plebiscito com condições
Ângela Portela apoia emenda de Randolfe a projeto do FPE
Randolfe Rodrigues apoia fim do financiamento de campanha por pessoas jurídicas
Randolfe Rodrigues retira candidatura e apoia Taques para a Presidência do Senado