Randolfe pede combate a incêndio em reserva ambiental no Amapá



O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), em pronunciamento em Plenário nesta segunda-feira (19), exigiu providências do governo federal contra o incêndio que há um mês atinge a Reserva Florestal do Lago Piratuba, próxima a Macapá. Segundo Randolfe, o incêndio já atinge cerca de 10 mil hectares da unidade de preservação, mas o Amapá segue esperando os recursos do Ministério da Integração Nacional necessários para o combate ao fogo.

- Para ter uma dimensão do que significa esse incêndio, são 6 mil campos de futebol que já foram consumidos pelo fogo. Os danos para a fauna são incontáveis. Podemos estar perdendo muitas espécies com esse incêndio. É inaceitável vermos um incêndio consumir uma das principais unidades ambientais do país no mais importante ecossistema do planeta - lamentou o senador.

Randolfe Rodrigues elogiou o esforço conjunto do Ibama e dos bombeiros do Amapá no enfrentamento do incêndio, mas disse que o trabalho tem sido prejudicado pela falta de recursos: um dos dois helicópteros que dava cobertura ao combate ao incêndio foi retirado de uso neste domingo. Para o senador, a incapacidade do Estado em manter um helicóptero em operação é um retrato de uma crise mais ampla da civilização.



19/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo defende projeto que favorece municípios localizados em reserva ambiental do Amapá

Randolfe pede solução para crise na Companhia de Eletricidade do Amapá

Randolfe Rodrigues pede explicações ao governo sobre falta de combustível no Amapá

Randolfe Rodrigues pede ajuda da Defesa Civil e Ministério da Integração para o Amapá

Randolfe e Capiberibe pedem ajuda do governo para população de Macapá atingida por incêndio

Senado aprova MP que libera recursos para atender vítimas de incêndio em Laranjal do Jarí no Amapá