Randolfe Rodrigues festeja os 256 anos de Macapá



O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) comemorou nesta terça-feira (4) o aniversário de 256 anos da fundação da cidade de Macapá, capital do estado. Ele lembrou que a cidade nasceu da implementação do projeto português de ocupação da Amazônia, ainda no século 18, época em que Portugal resolveu expandir seus domínios e se transformar em um enorme império colonial, no auge do período pombalino.

O parlamentar observou ainda que, mesmo tendo sido planejada inicialmente pelos portugueses para se tornar um modelo de "civilização branca" na Amazônia, Macapá se ergueu graças ao emprego maciço de mão de obra negra e indígena, o que contribuiu para dar à população do Amapá a característica de povo mais miscigenado do Brasil.

- O projeto português de um modelo de civilização branca, nesse sentido, ainda bem que fracassou. Macapá realizou uma mistura étnica formidável, fantástica, às margens do grande rio, o Amazonas. Na esquina do rio mais belo como nós dizemos, com a linha do Equador, constituímos uma mistura étnica, com um povo extremamente acolhedor.



04/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Randolfe Rodrigues homenageia Macapá

Papaléo festeja acordo para modernizar aeroporto de Macapá

Randolfe denuncia dilapidação da Prefeitura de Macapá

Randolfe protesta contra preço de passagens para Macapá

Randolfe protesta contra locaute no transporte coletivo em Macapá

Randolfe e Capiberibe pedem ajuda do governo para população de Macapá atingida por incêndio