Randolfe Rodrigues quer mais investimentos em saúde pública
Em pronunciamento nesta segunda-feira (16), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) cobrou mais investimentos do governo em saúde, como forma de efetivar o artigo 196 da Constituição Federal, segundo o qual “a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
De acordo com o senador, enquanto a receita líquida do governo federal até agosto de 2011 cresceu R$ 84,3 bilhões (aumento de 18,8% sobre o mesmo período de 2010), apenas 10% desse total (ou R$ 8,4 bilhões) foram aplicados de fato em gastos sociais.
Esses números, disse o senador, resultam em dados não favoráveis apontados pelo próprio Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), que avalia o acesso à rede pública de saúde e foi divulgado pelo Ministério da Saúde em março. O índice apurou nota média de 5,47, em uma escala de 0 a 10. Apenas 346 dos quase seis mil municípios brasileiros alcançaram nota igual ou superior a 7, enquanto 1.149 municípios tiveram desempenho negativo.
Em dezembro de 2011, quando votava a regulamentação da Emenda 29, disse Randolfe Rodrigues, o Senado perdeu a oportunidade de regulamentar o texto constitucional que prevê 10% da receita bruta da União para a saúde pública. O senador disse que os municípios também não deveriam gastar menos que 10% de suas receitas brutas no setor.
- Talvez não tivéssemos que insistir no debate sobre efetividade e eficiência do SUS [Sistema Único de Saúde], que está diretamente relacionada a financiamento – afirmou.
16/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Randolfe Rodrigues quer mais recursos para o Amapá
Randolfe Rodrigues quer CPI para investigar o Ecad
Randolfe Rodrigues quer tornar o Senado independente
Randolfe Rodrigues quer mudança no modelo brasileiro de Federação
Randolfe Rodrigues quer que estatuto da Juventude tramite em regime de urgência
Randolfe Rodrigues quer recursos do petróleo investidos exclusivamente em educação