Rollemberg relata visita de senadores a usinas hidrelétricas em Rondônia




O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) relatou em Plenário, nesta terça-feira (5), a visita de um grupo de senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aos canteiros de obras das usinas de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia, no final de semana.

Dizendo-se "impressionado com a magnitude das obras e com a tecnologia desenvolvida pelo Brasil na construção de hidrelétricas", Rollemberg considerou necessário o aprimoramento, em tais empreendimentos, da gestão da mão-de-obra, de modo a evitar novas rebeliões de operários como as ocorridas em Jirau no mês passado.

Em sua avaliação, o recrutamento de mão-de-obra para a construção de hidrelétricas de grande porte, como é o caso de Santo Antonio e Jirau, deveria ocorrer preferencialmente em cidades próximas as obras, a fim de facilitar a visita dos trabalhadores às suas famílias.

Segundo o senador, os operários das usinas reclamam do longo período - quatro meses - que tem que ficar longe de suas famílias e do pouco tempo que têm para visitá-las - normalmente, cinco dias. Essa, disse o senador, seria uma das causas de descontentamento dos trabalhadores que provocaram a rebelião em Jirau contra a empreiteira Camargo Correa.

Rollember informou ainda que deverão ser analisadas pela CMA propostas do senador Blairo Maggi (PR-MT) de modificação do regime de tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de modo a que a arrecadação desse tributo beneficie também os estados produtores de energia elétrica. Atualmente, o comércio de energia elétrica gera ICMS apenas para os estados onde ocorre o consumo.

Em aparte, o senador Ivo Cassol (PP-RO) agradeceu a presença da CMA em seu estado e defendeu a participação dos estados produtores de energia elétrica no produto da arrecadação do ICMS.

- Hoje, todo mundo sabe que a energia é consumida nos estados e é lá que se paga o imposto, a exemplo de Rondônia. Ali se vai produzir energia, que vai gerar emprego em São Paulo e em outros estados da Federação, mas no estado de Rondônia só vão ficar os desempregados - disse.



05/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp antevê desenvolvimento de Rondônia com novas usinas hidrelétricas

CAS vai discutir impactos sociais da construção de usinas hidrelétricas em Rondônia

Flávio Torres relata sua visita às usinas nucleares brasileiras

João Pedro relata visita de parlamentares às usinas nucleares Angra 1 e Angra 2

Romeu Tuma relata visita de senadores a Luziânia

Flexa Ribeiro relata visita de senadores a hospital no Pará