Raupp busca acordo para que estados e municípios saldem dívidas com precatórios



O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), marcou para quarta-feira da próxima semana (13) reunião com os secretários de Fazenda dos cinco estados de maior arrecadação tributária do país para tentar buscar uma solução conciliatória a fim de que estados e municípios possam saldar dívidas vencidas com precatórios, calculadas em R$ 120 bilhões. A reunião será às 15h na liderança do PMDB.

Valdir Raupp, relator da proposta de emenda à Constituição que define um regime especial para o pagamento de precatórios dos estados e municípios (PEC 12/06), marcou a reunião com os secretários de Fazenda com o objetivo de discutir o texto de seu substitutivo, a ser apresentado para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ainda neste mês de junho.

Deverão tomar parte da reunião os secretários de Fazenda de São Paulo, Mauro Machado Costa; do Rio de Janeiro, Joaquim Pereira Levy; de Minas Gerais, Simon Dias; do Rio Grande do Sul, Conde Cunha de Moraes Júnior; e do Espírito Santo, José Teófilo Oliveira. Foram convidados ainda para a reunião os membros da Comissão de Precatórios da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O senador César Borges (DEM-BA), relator da PEC na legislatura passada, também deverá comparecer ao encontro.

A PEC que trata sobre os precatórios, apresentada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, foi idealizada pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim. Valdir Raupp pretende assegurar o pagamento dos precatórios a idosos e portadores de doenças graves. Os precatórios são ordens de pagamento emitidas em função de sentenças judiciais definitivas contra a Fazenda Pública (União, estados, Distrito Federal e municípios, administração direta e indireta).



05/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp defende PEC que limita gastos de estados e municípios com precatórios

Paim comemora acordo para votar renegociação das dívidas de estados e municípios

Valdir Raupp confessa que não está fácil acordo sobre PEC dos precatórios

Senado busca acordo para Fundo de Participação dos Estados

SENADO APROVA URGÊNCIA PARA DÍVIDAS DE 12 ESTADOS E MUNICÍPIOS

Ampliado prazo para estados e municípios quitarem dívidas