Raupp defende a criação de órgão de apoio aos brasileiros que vivem no exterior



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apresentou projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar a Secretaria de Apoio a Brasileiros no Exterior (Seabe). A proposta (PLS 47/06) aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Na justificativa da matéria, Valdir Raupp alega que o grande número de brasileiros residentes no exterior merece atenção especial por parte do governo. Segundo o senador, estimativas atuais apontam a existência de três milhões de cidadãos brasileiros vivendo de forma ilegal em diversos países, em busca de melhores condições de vida para si e para suas famílias.

"Somente nos Estados Unidos, dados apontam para dois milhões de brasileiros. Ainda que não sejam dados absolutamente exatos, a verdade é que os dólares por eles enviados anualmente poderiam superar o valor das exportações do Brasil para aquela Nação. Não se trata, portanto, apenas de fator social, mas também e, sobretudo, econômico", defende o senador pelo PMDB de Rondônia na justificativa do projeto.

De acordo com Valdir Raupp, o envio de dólares pelos emigrantes brasileiros reforça a economia local, pois estaria relacionado ao sustento e à sobrevivência das pessoas e famílias beneficiadas com a remessa de dinheiro. A criação da secretaria, afirma o senador, também poderá contribuir para o aperfeiçoamento das relações humanas, sociais e de negócios entre o Brasil e diversos países.

"Tal secretaria estaria vinculada diretamente ao Poder Executivo, com canais políticos com o Poder Legislativo e outras instituições governamentais, coordenando e articulando as ações dos consulados e demais repartições brasileiras no exterior", explica.

A secretaria, segundo Raupp, poderia atuar na criação de diversas propostas de trabalho, entre elas a implantação de agências da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e de outras instituições bancárias no exterior, como forma de financiar a aquisição de imóveis a curto, médio e longo prazos; a criação de agências do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em cidades com grande concentração de imigrantes; e a prestação de auxilio jurídico para a legalização e aquisição de documentos, defesa da integridade física, da liberdade e do patrimônio dos brasileiros residentes no exterior.



11/01/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE analisará criação de uma Secretaria de Apoio a Brasileiros no Exterior

Criação da Secretaria de Apoio a Brasileiros no Exterior aguarda votação na CRE

Três milhões de brasileiros vivem no exterior, diz embaixador do Itamaraty

Começa audiência sobre situação de brasileiros que vivem no exterior

Azeredo pede ao governo que amplie atendimento a brasileiros que vivem no exterior

Brasileiros que vivem no exterior devem votar para presidente em outubro