Raupp defende liberação integral de recursos orçamentários para o Plano Estratégico de Fronteiras




O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (27), a liberação integral, em 2012, da dotação orçamentária prevista para a execução do Plano Estratégico de Fronteiras.

- Necessitamos reforçar a segurança em nossas divisas com os demais países da América do Sul, e somente com boa estratégia e suporte financeiro poderemos atingir a meta de combater, eficazmente, a criminalidade internacional - disse.

O Plano Estratégico de Fronteiras foi lançado em junho de 2011 com o objetivo de ampliar a segurança na imensa faixa de fronteira nacional, com seus 2,4 milhões de quilômetros quadrados e 10 milhões de habitantes.

Raupp lembrou que o Plano Estratégico de Fronteiras, "de tão prioritário para o Brasil", ficou sob a responsabilidade do vice-presidente da República, Michel Temer. O plano prevê um conjunto de medidas para o reforço do controle sobre as fronteiras brasileiras, como o adicional de salário, de 20% a 40% para policiais que queiram atuar na fronteira, variável de acordo com o grau de dificuldades do local para que forem designados; o aumento em 100% do efetivo policial que atua na faixa de fronteira; a entrada em operação de 14 veículos aéreos não tripuláveis (Vant) até o ano de 2014, dos quais um já se encontra em uso; e a ampliação do número de postos de policiamento de fronteira de 21 para 49, até o ano de 2013, entre outras medidas.



27/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil convida Peru para plano estratégico que garante segurança nas fronteiras

Arthur Virgílio protesta contra não-liberação de recursos orçamentários para UFAM

Ivo Cassol elogia Plano Estratégico de Fronteiras

Mozarildo comemora Plano Estratégico de Fronteiras

Sarney participa de lançamento do Plano Estratégico de Fronteiras

Ministério da Defesa detalha Plano Estratégico de Fronteiras a senadores