Sarney participa de lançamento do Plano Estratégico de Fronteiras



Enquanto o Senado discute a segurança de fronteiras, com a realização ciclo de debates sobre o tema pela Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira, o governo federal lançou um plano para o enfrentamento de crimes nessas áreas.

Nesta quarta-feira (8), o presidente do Senado, José Sarney, participou, no Palácio do Planalto, de solenidade em que a presidente Dilma Rousseff oficializou o Plano Estratégico de Fronteiras. A iniciativa apresentada pelos ministros da Justiça e da Defesa prevê uma série de operações integradas entre as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública federais para prevenir e reprimir crimes nas zonas fronteiriças, como o tráfico de drogas, de armas e de pessoas e ilícitos ambientais e fiscais.

Os objetivos centrais do plano são a redução dos índices de criminalidade e o enfrentamento ao crime organizado por meio da atuação integrada coordenada pelos ministérios da Justiça e da Defesa. O governo buscará a cooperação com estados e municípios da região e com os países que fazem fronteira com o Brasil.

Durante a apresentação, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, lembrou que José Sarney, quando ocupou a presidência da República, já demonstrava preocupação com a segurança na faixa de fronteira, tendo promovido projetos para a ocupação e fortalecimento do patrulhamento na região.

Também participaram da solenidade o vice-presidente, Michel Temer, os senadores Fernando Collor (PTB-AL), Ivo Cassol (PP-RO), Ângela Portela (PT-RR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), ministros de Estado, oficiais do Exército, Marinha e Aeronáutica, governadores e deputados federais.

Fronteira

A área de atuação do plano abrange mais de 2,3 milhões de quilômetros quadrados, o que equivale a 27% do território nacional. As ações cobrirão os principais pontos da linha de fronteira, cuja extensão é de 16.886 quilômetros. A faixa de fronteira se projeta por 150 quilômetros para dentro do território nacional a partir da linha divisória com os dez países vizinhos. Compreende áreas de 11 estados e 710 municípios onde vivem 10,9 milhões de pessoas.



08/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney participa de lançamento de plano de enfrentamento ao uso do 'crack'

Sarney participa do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar

Sarney participa de lançamento de plano do governo federal para inclusão de pessoas com deficiência

Ivo Cassol elogia Plano Estratégico de Fronteiras

Mozarildo comemora Plano Estratégico de Fronteiras

Ministério da Defesa detalha Plano Estratégico de Fronteiras a senadores