Arthur Virgílio protesta contra não-liberação de recursos orçamentários para UFAM



A recusa do Ministério da Educação em endossar a liberação de emendas ao Orçamento dos senadores Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) e Jefferson Peres (PDT-AM) em prol da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foi rechaçada em Plenário, nesta terça-feira (6), pelo líder tucano no Senado. “O senador Jefferson Peres não trouxe uma denúncia, mas prova de que há discriminação”, comentou, advertindo a gestão petista do risco de enfrentar “sérios problemas de governabilidade” se tentar privilegiar aliados e punir adversários na liberação de emendas parlamentares.

Embora sustente que ele e Péres estão contribuindo para a governabilidade, Arthur Virgílio acredita que a conduta oposicionista de ambos teria motivado essa postura do Ministério da Educação. “O governo imagina que está a nos punir pela nossa indocilidade, mas prejudica, na verdade, os universitários do Amazonas, que aspiram a uma sociedade mais justa”, avaliou.

No passado recente, o senador tucano comentou que a liberação de emendas orçamentárias nas áreas de educação e saúde costumava se pautar pela impessoalidade e por diretrizes estratégicas. Quando o governante procura premiar ou punir parlamentares em função do apoio dado a matérias de seu interesse, observou Arthur Virgílio, passa a confundir os limites de seu mandato. “O Senado precisa tomar uma atitude para botar cobro no desmando e na desfaçatez desse governo”, afirmou.



06/07/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio quer adiar vigência de decreto que cancela liberação de recursos para convênios

Arthur Virgílio protesta contra tentativa de terceiro mandato para Lula

Rosalba Ciarlini protesta contra demora na liberação de recursos federais para pescadores

Arthur Virgílio protesta contra pronunciamento de Lula

Arthur Virgílio protesta contra atitudes de policiais do Senado

Arthur Virgílio protesta contra decisão do governo de barrar CPI