Raupp defende políticas públicas para o aproveitamento e tratamento da água



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), ao lembrar a comemoração, em 22 de março, do Dia Mundial da Água, defendeu a implementação de políticas públicas que permitam a utilização racional da água de forma que ela satisfaça às necessidades humanas, mas seja poupada para as gerações futuras.

O parlamentar lembrou que as populações de muitos países já sofrem com a falta de água, o que torna necessário o melhor aproveitamento dos recursos hídricos por parte de todas as nações, mesmo o Brasil, que dispõe de 11% das reservas mundiais de água potável.

Raupp também pediu mais investimentos, por parte dos governos federal, estadual e municipal, em saneamento básico. Para ele, isso ajudaria a resolver problemas identificados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como o fato de que 70% dos esgotos gerados nas cidades brasileiras não têm sistema de coleta e em 40% dos municípios o lixo é acumulado a céu aberto - duas situações que propiciam a contaminação da água.

- No Brasil, muitas crianças padecem de doenças transmitidas por meio da água contaminada, como verminoses e febre tifóide. Essas doenças afetam principalmente os habitantes de regiões carentes, com precariedade na infra-estrutura sanitária - informou o senador.



21/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp pede a adoção de políticas públicas voltadas para os idosos

Valdir Raupp quer adoção de políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento regional

Ana Júlia defende políticas públicas para mulheres

Cristovam defende políticas públicas para alunos superdotados

Casildo Maldaner defende políticas públicas para idosos

Papaléo defende mais políticas públicas para a juventude