Raupp pede a adoção de políticas públicas voltadas para os idosos
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (5), a adoção, pelo governo, de políticas públicas voltadas para o atendimento ao idoso, em especial aos idosos pobres, nas diversas regiões do Brasil carentes desse tipo de atendimento.
Raupp ressaltou que estudos indicam um rápido aumento do número de idosos no Brasil, citando estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo as quais 15% da população ou 30 milhões de pessoas serão idosas em 2025. Ele manifestou sua preocupação com a antecipação do isolamento social do idoso, que ocorre, de modo geral, a partir da aposentadoria ou morte de parentes, e ressaltou a importância de o envelhecimento ser tratado como algo normal.
Para isso, frisou o senador, o governo deve incrementar políticas públicas de atendimento geriátrico.Entre as medidas possíveis, sugeriu priorizar o atendimento ao idoso no Sistema Único de Saúde (SUS); políticas especiais de saúde com adoção de medidas profiláticas; normas padronizadas para serviço geriátrico e serviços alternativos de atendimento ao idoso; e campanhas nos meios de comunicação sobre o processo de envelhecimento com vistas a reduzir o preconceito e aumentar o conhecimento sobre o assunto.
Expovel
Também em seu discurso, Raupp registrou a abertura, no último sábado (3), da Feira Agropecuária de Porto Velho (Expovel) que recebeu um público superior a 20 mil pessoas e demonstra, conforme afirmou, a "grande pujança do setor", apesar das dificuldades por que passa a agropecuária atualmente no Brasil.
05/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valdir Raupp quer adoção de políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento regional
Fórum debate políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência
CDH discute aplicação de políticas públicas voltadas para o ensino da cultura afro-brasileira
CAS debate políticas públicas voltadas à saúde do homem
Encontro debate políticas públicas para os idosos
Casildo Maldaner defende políticas públicas para idosos