Raupp destaca iniciativas do poder público em prol dos municípios



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) citou duas iniciativas do poder público que considerou importantes para ajudar a organizar e imprimir racionalidade e austeridade às finanças municipais. No âmbito do governo federal, elogiou a edição da medida provisória (MP 457/09) que permite aos municípios parcelar débitos de contribuições sociais para financiamento da Seguridade Social. Já na esfera estadual, destacou palestras e oficinas de trabalho promovidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Rondônia sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

- Muitos municípios do Norte e do Nordeste estão em má situação financeira. Essa MP vai facilitar um pouco a vida das prefeituras que devem ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas é apenas um paliativo - comentou.

Raupp mostrou-se duplamente preocupado com a situação dos municípios. Em primeiro lugar, por prever que 60% a 70% dos municípios brasileiros irão enfrentar problemas este ano para fechar suas contas. Depois, porque muitos prefeitos têm defendido a elaboração de projeto de lei para flexibilizar o teto da LRF para gastos com pessoal, fixado em 54% da receita corrente líquida dos municípios.

- Se descumprirem a Lei de Responsabilidade Fiscal, os prefeitos vão para a cadeia. Temos que encontrar um caminho - apelou.

Quanto à capacitação realizada pelo TCE de Rondônia, reuniu no último dia 2, em Ji-Paraná, prefeitos, presidentes das câmaras de vereadores e técnicos dos 52 municípios do estado para orientá-los sobre o equilíbrio das contas públicas frente à LRF. Oficinas sobre licitação, Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação), saúde e educação, controle patrimonial, controle interno, planejamento e atuação ambiental também foram realizadas.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) reconheceu que o Distrito Federal, do ponto de vista financeiro, vive uma situação privilegiada em relação a outros entes da Federação. Como exemplo, citou o aumento de 19,98% que o governo do DF deverá conceder aos professores com a verba de R$ 7,5 bilhões a que terá direito, constitucionalmente, em 2009. Para que iniciativas como essa se estendam a outros estados, Cristovam defende a aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC 74/05) de sua autoria que determina a nacionalização da educação básica.



20/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo apresenta iniciativas de Tocantins em prol dos idosos

No Congresso de Municípios, Alckmin destaca fortalecimento do poder local

Raupp destaca pleito dos municípios na reforma tributária

Emendas atendem iniciativas em prol da igualdade racial, direitos humanos e política para mulheres

Aelton destaca iniciativas de combate ao analfabetismo

Paim relata realização de ato público em Santos, em prol de aposentados