Raupp elogia política para Ciência e Tecnologia



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) elogiou a política anunciada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, de desconcentrar os recursos públicos destinados à pesquisa, com o objetivo de torná-los efetivamente nacionais. Para Raupp, essa política implicará na destinação de verbas maiores para as regiões Norte e Nordeste, que hoje são menos favorecidas, segundo afirmou.

Segundo o senador, para se ter uma noção da assimetria na distribuição de recursos, basta dizer que 40% dos cientistas brasileiros se encontram no eixo Rio/São Paulo, onde formam uma comunidade de 24 mil pesquisadores, destacou.

Em contrapartida, observou Raupp, a região Norte conta com apenas 700 pesquisadores, demonstrando o descaso com que sucessivos governos vêm tratando a Amazônia, -esse fabuloso laboratório natural absurdamente inexplorado e, cada vez mais, uma presa fácil para aventureiros-, disse.

O Brasil conseguiu, ao longo das décadas, formar uma expressiva rede de instituições de ensino superior federal, observou o parlamentar, dotando todas as unidades da federação de, pelo menos, uma universidade pública federal. Essas instituições, que se apoiam no tripé ensino, pesquisa e extensão, representam o berço natural para o desenvolvimento de projetos relevantes, disse.

Como suporte dessa política, ao lado da formação de quadros altamente sofisticados, o governo deverá investir em equipamentos que, devido ao processo de obsolescência tecnológica, precisam ser cada vez mais sofisticados e com ciclo útil curto, necessitando constante aprimoramento, concluiu Valdir Raupp.




11/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris quer política para ciência e tecnologia

Mercadante toma posse na Educação e Raupp na Ciência e Tecnologia

JÚLIO DEFENDE NOVA POLÍTICA PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Ministro de Ciência e Tecnologia discute política para conter aquecimento

Marco Antônio Raupp assume Ministério da Ciência e Tecnologia nesta 3ª feira

Mercadante assume MEC e Marco Antônio Raupp é novo titular da Ciência e Tecnologia